Violência deixa seguro mais caro para zona Leste

Região tem grande incidência de roubo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O endereço residencial reflete diretamente na precificação do seguro de veículos, já que as seguradoras baseiam-se em estatísticas de roubos e furtos frequentes na cidade, por bairro. Em Teresina, zonas com maiores índices de roubos influenciam o valor do seguro. Outro fator é que se existem mais acidentes ou furtos, as seguradoras precificam esse risco baseado na tabela Fipe que avalia preços médios de veículos no mercado nacional, servindo como um parâmetro para negociações ou avaliações.

As seguradoras baseiam-se em estatísticas de roubos e furtos frequentes em Teresina, levando também em consideração o modelo de cada veículo para corrigir o valor de um seguro. A corretora Patrícia Rocha, que atua no mercado com as melhores corretoras nacionais, analisa porque a busca de seguro é essencial a cada ano que passa. "Hoje há um risco muito grande de assaltos. O seguro garante a reposição daquele carro comprado com sacrifício, é uma forma de proteção. Em casos de roubos e furtos o segurado é indenizado", atentou.

O valor do código de endereço residencial, o CEP, também afeta na maneira a ser pago o seguro. Por exemplo, se o condutor reside no bairro São Joaquim, ele terá um valor mais alto embutido no seguro do que outro que reside no Bela Vista, devido ao grau de perigo da sua região. Apesar da violência estar generalizada, a zona Leste é altamente visada por bandidos. Já a Zona Norte e Sul, de acordo com dados da Secretária de Segurança do Estado (SSP), possuem os bairros mais perigosos.

"Para cada região da cidade, existe uma precificação diferente. Pelo fato de os moradores da zona Leste terem um poder aquisitivo maior, ela é muito visada para roubos de carros e o seguro pode ficar mais caro. Em qualquer lugar que você se dirige e a qualquer momento você corre o risco de ter seu veículo roubado. Às vezes as pessoas pensam que é o valor do carro que aumenta o preço da proteção mas não ocorre bem assim, há outros fatores como idade, tempo de habilitação, atividade profissional e 'Score' que a pessoa tem em seu CPF", observou. 

O perfil de quem contrata mais seguro em Teresina são do sexo feminino devido ao agravante da insegurança momentânea.  "As mulheres, por serem consideradas mais frágeis pelos bandidos, acabam que são o alvo mais fácil para os assaltantes. Se tiver a opção de roubo de um veículo de um homem ou mulher, eles preferem as mulheres", atenta a corretora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES