Violência doméstica em Teresina: jovens entre 15 a 29 anos predominam

Com relação aos casos de feminicídio, a faixa etária que predomina é a de mulheres adultas, com 57,12%

Violência doméstica em Teresina: jovens entre 15 a 29 anos predominam | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), lançou, na última sexta-feira, 2, durante o seminário “Eu Vou Cantar Até o Fim”, um boletim com dados atualizados sobre a violência doméstica em Teresina. De acordo com o levantamento, a maioria das mulheres vítimas de violência na capital são negras.

Além disso, o estudo revela que a faixa etária mais afetada por mortes violentas intencionais é a de jovens entre 15 a 29 anos, compreendendo  55,56% dos casos. Com relação aos casos de feminicídio, a faixa etária que predomina é a de mulheres adultas, com 57,12%.

Violência doméstica em Teresina: jovens entre 15 a 29 anos predominam - Foto: Ascom

A técnica do Observatório Mulher Teresina, Suziane Santos, destacou o objetivo da sistematização de dados. “Ele tem o intuito de apresentar a realidade municipal sobre o feminicídio e demais mortes violentas de mulheres em Teresina, de modo que se possa pensar em políticas públicas que possam prevenir as mortes dessas mulheres, seja por feminicídio, seja por mortes violentas intencionais”, detalhou ela.

“A gente observa que a maioria das mulheres assassinadas brutalmente são negras, considerando pretas e pardas, sendo que esse número foi maior principalmente no feminicídio. No feminicídio 71,43% das mulheres assassinadas eram negras e nas demais mortes violentas esse número chega a 60%. Chama atenção o aspecto da faixa etária, porque nas demais mortes violentas intencionais observamos uma predominância do assassinato de mulheres jovens, no feminicídio predomina a faixa etária de mulheres adultas negras”, concluiu a profissional.

A secretária da SMPM, Gabriela Rodrigues, destacou a importância dos dados e o que deve ser feito a partir da apresentação deles. “Um dos focos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres com eesses dados é atuar na prevenção de acordo com o objetivo do programa municipal de feminicídio que foi instituído esse ano assinado pelo prefeito de Teresina Dr. Pessoa e também atuar no sentido da mudança cultural considerando que essas violências elas estão extremamente relacionadas com o machismo, o racismo, que ainda permeiam toda a nossa sociedade.”, explicou ela.

A apresentação do boletim fez parte da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. A ação segue até o dia 10 de dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES