Violência sexual cresceu mais de 50% em Teresina

O levantamento foi realizado nos meses de setembro e outubro deste ano.

SEMINÁRIO | Resultados foram apresentados e discutidos em reunião da Semtcas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento feito pelo projeto “Bem me Quer”, mantido através de parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) e alunos de uma faculdade da capital mostrou que os registros de violência sexual aumentaram mais de 50% em Teresina, entre 2007 e 2010.

Os resultados da pesquisa foram apresentados ontem, durante o seminário para a construção do plano operativo local de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes de Teresina, coordenado pelo projeto Bem me Quer/Pair.

O levantamento foi realizado nos meses de setembro e outubro deste ano, e mobilizou 21 instituições ligadas à temática dos direitos da criança e do adolescente, incluindo escolas de diversas regiões de Teresina. Foram feitas entrevistas e levantamento de dados junto às entidades participantes.

Os números englobam tanto casos de abuso quanto de exploração sexual. Em 2007, foram 437 casos registrados no município. Esse número elevou-se para 586 casos no ano seguinte e, em 2009, chegou a 663, permanecendo no mesmo patamar em 2010, totalizando 2.403 casos registrados em três anos.

A secretária da Semtcas, Graça Amorim, ressaltou que esse cenário pode não representar necessariamente um aumento da violência. “Trata-se de um crescimento de registros. Ou seja, pode ser que as pessoas estejam se encorajando mais a denunciar, o que leva a um aumento dos casos registrados”, disse Graça.

O trabalho também mostrou que o local mais frequente para as agressões continua sendo o ambiente do lar. A rua e a escola aparecem com menos incidência nos registros. Ainda de acordo com o trabalho, a maioria dos agressores é composte por familiares (pais, padrastos, avós, tios). A faixa etária predominante dos agressores vai dos 15 anos 50 anos.

Além disso, o estudo informou que 53% das pessoas que cometeram esse tipo de crime estão respondendo processo. De posse dos dados, a Semtcas quer trabalhar para direcionar melhor as ações contra esse tipo de violência.

“Nosso objetivo é criar um pacto, com instituições públicas e também com entidades não governamentais, para fazer com que nossas ações sejam mais efetivas. Já possuímos um plano municipal de enrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes, mas vamos aperfeiçoá-lo”, completou Graça Amorim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES