Vírus da varíola dos macacos sobrevive em superfícies por 30 dias

O DNA do vírus da varíola foi detectado em muitos objetos e superfícies amostradas em pesquisa na casa de contaminados com a doença

Vírus da varíola dos macacos resiste em superfícies por até 30 dias | Foto: NIAD
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Divulgado em Relatório publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) informações importantes que mostram que diversos itens em uma casa nos Estados Unidos, onde reside duas pessoas infectadas com a varíola dos macacos estavam carregados de vírus positivo da doença.

Leia Mais

A constatação foi feita  mesmo após uma intensa limpeza no local, mas de acordo com os especialistas ainda não dá para saber se uma segunda pessoa pode ser infectada com o toque nesse objeto.

Vírus da Varíola dos Macacos foi encontrada em vários objetos -  Foto: NIAD

itens encontrados

Para o estudo foram colhidos 30 itens da casa em nove áreas diferentes entre objetos “porosos”, ou seja, superfícies semelhantes a tecidos que podem absorver líquidos, como roupas e móveis, e superfícies “não porosas”, como alças e interruptores. Nenhuma delas foi positiva para uma cultura do vírus — o que significa que outra pessoa que tocasse no objeto não seria infectada.

“O DNA do vírus da varíola foi detectado em muitos objetos e superfícies amostradas, indicando que algum nível de contaminação ocorreu no ambiente doméstico”, escreveram os investigadores no relatório.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES