Vistoria e manutenção periódicas em prédios evitam tragédias

Ao longo do período de utilização do edifício, vários fatores podem reduzir essa vida útil, como: utilização e intempéries.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vistoria em edifícios é fundamental para evitar acidentes e garante o estado de conservação e funcionamento de um prédio. Maior segurança, valorização do imóvel, aumento da vida útil são alguns dos benefícios assegurados aos proprietários e moradores. A falta de visitas técnicas e normas de engenharia, que preveem uma margem de segurança considerável contra acidentes, pode ocasionar tragédias, como o que aconteceu em Fortaleza (CE).

O edifício residencial de 7 andares, construído de forma irregular, desabou na última terça-feira (15) e deixou dois mortos e até agora nove desaparecidos.

Um vídeo, feito por moradores antes do desabamento, mostra a situação precária das colunas do prédio, o que deixa claro que sequer havia passado por alguma revisão eficiente. 

Daniel Brito, engenheiro e presidente no Piauí da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat), destaca que as edificações possuem sua vida útil de projeto, "que seria o período em que as construções vão estar com suas propriedades físicas garantidas, desde que tenham seguido todas as recomendações normativas durante a execução e boa qualidade na escolha dos materiais constituintes", disse.

Crédito: Gabriel Paulino

O engenheiro acrescenta que, ao longo do período de utilização do edifício, vários fatores podem reduzir essa vida útil, como: utilização e intempéries.

Nas vistorias técnicas são avaliadas, desde pequenas avarias até situações mais críticas, que podem exigir reparos urgentes. É essencial que ela seja feita na estrutura, instalações  hidráulicas e elétricas, revestimentos externos em geral, esquadrias, revestimentos internos, elevadores, climatização, exaustão mecânica, ventilação, coberturas, telhados, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas (SPDA).

"Aí onde entra a importância da manutenção das edificações, verificadas através de vistorias realizadas por profissionais habilitados e que consistem em verificar se os sistemas e o toda a concepção estrutural da edificação está mantendo sua capacidade portante, e com isso garantindo a segurança e proteção dos usuários, como também verificar a possível necessidade de se realizar algum procedimento de recuperação e reforço", explica.

Ulisses Filho, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA/PI), ressalta um tipo de situação que merece atenção de moradores e responsáveis pela manutenção do prédio. “Se a ferragem ficar aparente é grave, pois ela é o que sustenta o edifício. No momento que ela começa a se deteriorar, você coloca em risco a segurança do local, então qualquer ação, que deixe aparente as ferragens, é necessário que haja intervenção o mais rápido possível no sentido de tentar corrigir esse problema inicial”, disse.

Essa semana, o CREA e demais entidades se reuniram para elaborar a minuta da Lei de Inspeção Predial, que será apresentada e discutida com o SINDUSCOM e MPPI.  Depois será apresentada para apreciação e votação da Câmara dos Vereadores de Teresina. Na proposta da minuta, está a média, que a cada 10 anos a pessoa responsável pelo prédio deve  procurar um engenheiro para fazer a inspeção, possíveis previsões de correções do imóvel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES