Vítimas de avião que caiu em aeroporto de SP são identificadas

Vídeo mostra momento da queda e explosão de avião no Campo de Marte

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vídeos que circulam em redes sociais de pilotos mostram o momento em que uma aeronave de pequeno porte tenta pousar e explode no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, no domingo (29).

O piloto Antonio Traversi morreu no acidente. Outras seis pessoas que estavam na aeronave ficaram feridas. Segundo o representante da empresa responsável pela aeronave, as vítimas não correm risco de vida.

O primeiro vídeo, feito de um apartamento da região, mostra o momento em que a aeronave, um bimotor King Air C90, tenta pousar. Ao chegar perto da pista, o avião "capota" e colide com o solo, explodindo em seguida.

Assista:

Testemunhas no Campo de Marte disseram que o avião havia tentado pousar, mas o piloto não tinha certeza de que o trem de pouso estava baixado. Então, sobrevoou a pista para que a torre de controle confirmasse, visualmente, que o trem de pouso estava ativado (veja abaixo). Depois, fez uma tentativa de pouso e arremeteu. O acidente teria ocorrido na terceira tentativa.

Aeronave regular

Com prefixo PP-SZN e capacidade para sete passageiros, o avião pertence à Videplast, empresa que fabrica embalagens plásticas com sede em Santa Catarina. Segundo a Anac, a aeronave foi fabricada em 2008 e estava em estado regular.

Por causa da perícia na aeronave, o aeroporto ficará fechado até pelo menos as 13h desta segunda-feira (30), segundo a Infraero.

Em nota, a Videplast diz que os seis passageiros “estão hospitalizados e recebendo todos os cuidados médicos necessários”. O comunicado acrescenta que “a direção da empresa está envolvida em prestar o melhor atendimento para todas as famílias envolvidas.”

“As atividades da empresa seguem normalmente e maiores informações serão repassadas após investigações das autoridades competentes”, acrescenta a Videplast.

Vítimas identificadas:

- Antonio Traversi: era o piloto da aeronave e da Videplast há pelos menos 18 anos e tinha mais de cinco mil horas de voo. Segundo os bombeiros, ele morreu no acidente;

- Nereu Denardi: sócio da Videplast. Foi socorrido e levado ao Hospital do Mandaqui;

- Geraldo Denardi: sócio da Videplast e irmão de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e segundo a família, está consciente;

- Enzo: tem 17 anos e é filho de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e segundo a família, está consciente;

- Aguinaldo Nunes: coordenador da Videplast. Foi socorrido e levado para o Hospital São Camilo. Segundo o centro médico, estado de saúde é estável; ele não tem previsão de alta;

- Agnaldo Crippa: gerente da Videplast. Foi socorrido no Hospital San Paolo; Benê Souza: foi socorrido e levado para o Hospital das Clínicas; o estado de saúde dele é estável.

Detalhes do acidente

De acordo com a Infraero, a avião decolou por volta das 15h30 da cidade catarinense de Videira, com 5 passageiros e dois tripulantes. O acidente ocorreu durante o pouso na capital paulista, cerca de 3 horas após a partida.

As circunstâncias do acidente serão investigadas por equipes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo a Força Aérea, "esse é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos."

Ainda segundo a nota, a investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES