Vitória em concursos exige automotivação

Estar motivado é fundamental para ter foco nos estudos

Estudo para concurso exige foco e disciplina | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“O que faz você continuar estudando? O que faz você acordar e sentar na cadeira para estudar?”, questiona o coach e professor Márcio Lima. Ele argumenta em suas palestras que a automotivação é uma porta que abre para dentro e que a persistência e vontade são peças chaves para quem pretende almejar a aprovação em concursos.

A sobrecarga de expectativas, a pressão por cobrança de familiares e da grande concorrência fazem com que muitos concurseiros percam seus estímulos emocionais ou cognitivos. Quando isso acontece, há uma sensação de peso, de incapacidade de seguir em frente. Caímos, então, em um desânimo do qual é difícil sair. Professor há 20 anos e proprietário de uma empresa que ensina alunos a estudar, Márcio explica que quando isso ocorre é necessário ter uma automotivação.

“Quando um candidato inicia os estudos, não há uma data certa de quando ele vai passar no concurso, diferente do ingresso numa faculdade, quando em quatro ou cinco anos você sabe que conseguirá o diploma. Com um concurso, você não sabe quando isso vai ocorrer, por isso que é necessário, sim, ter uma automotivação. Você precisa saber o que lhe motiva a continuar estudando. Alcançar a aprovação num concurso exige muita constância, disciplina e muita renúncia, e isso acaba sendo um pilar de aprovação para os concurseiros”, acentua.

De acordo com o especialista, a aprovação para um concurso público não ocorre da noite para o dia, exige reforço de médio a longo prazo. Além disso, o primeiro passo para quem sonha com uma vaga no serviço público é escolher o concurso adequado às suas necessidades e sua formação.

Estudo exige foco e disciplina

E se tanta gente busca a mesma coisa (ser aprovado em concursos), é importante diferenciar-se das dela. Nesse caso, a solução é estudar antes mesmo da publicação do edital. Em consonância com especialista, os estudos envolvem três pilares: o foco, o material e o ciclo.

“O aluno precisa ter primeiro o foco, o concurso que pretende fazer ou o foco das matérias básicas comuns daquela área. Depois é necessário que o estudante tenha o material, seja em PDF, livros, on-line e presenciais, e no mais delicado vem a parte da organização do ciclo de estudo que deve ser distribuído ao longo das horas livres do dia”, especificou.

Com os direcionamentos de Márcio, o segredo para aprender e manter o conteúdo por mais tempo na memória é a emoção correta empregada no momento do estudo. Aquele que se furta desses momentos perde uma excelente oportunidade de dar um upgrade no gás da sua motivação.

Com todos esses cuidados, certamente esse candidato estará destacado da maioria de concorrentes e não precisará se preocupar com a relação candidato/vaga. O que vale é respirar, se reconectar consigo mesmo e ter foco no objetivo que se deseja alcançar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES