Viveiro Mata Branca distribui mudas de aroeira durante a seca no Piauí

Objetivo é fazer a recomposição florestal do semiárido

Viveiro Mata Branca | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por André Pessoa

Mesmo em tempos de pandemia, o Viveiro Mata Branca de produção, plantio e distribuição de mudas de espécies nativas da Caatinga, intensificou agora durante os festejos do padroeiro de São Raimundo Nonato a distruibuição de mudas de aroeira. Tudo dentro dos critérios da OMS.

Espécie típica do sertão, a aroeira é mais resistente aos períodos de estiagem, característica do semiárido. Nos meses de agosto, setembro e outubro o projeto foca apenas nessa espécie. Coordenado pelo Instituto Ecológico Caatinga (IEC), o projeto do viveiro existe desde 2014 no povoado da Serra Vermelha e, durante a pandemia só abre através de agenda antecipada. 

Viveiro Mata Branca (André Pessoa)

Com a volta do período chuvoso a produção com diversidade de espécies é retomada. Em meados de novembro e dezembro - início das chuvas -, as mudas de angico, pau d’arco, mulungu, tamboril, imburana, umbu entre muitas outras já estarão prontas para distribuição e plantio.

Visita

Quem esteve nesse final de semana no Viveiro Mata Branca foi o empreendedor e chef Lucas de Macedo Negreiros, um dos sócios da Pousada Zabele e do receptivo Selva Branca, ambas empresas parceiras do projeto. 

Lucas Negreiros veio sozinho e trouxe uma caixa de papelão (ação recomendada quando você vier retirar a sua muda). Ele levou ela cheia de filhotes verdes da Caatinga para plantio imediato. Enquanto a pandemia durar, o viveiro Mata Branca continua produzindo mudas, mas trabalhando internamente e atendendo ao público apenas através de pedidos antecipados de agendamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES