VLT de Teresina é inaugurado e faz 1ª viagem do Dirceu ao Centro

Primeiro VLT de Teresina começou a funcionar nesta segunda (04)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), inaugurou nesta segunda-feira (04),  o primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina.  A viagem inaugural aconteceu da estação Terminal Itararé, no Dirceu Arcoverde II, com desembarque na Estação Engenheiro Alberto Silva, na Av. Maranhão, no Centro de Teresina. O percurso durou cerca de 22 minutos, 10 minutos a menos do que o metrô de Teresina. A passagem custa R$ 0,80.

Com capacidade para 600 passageiros, a primeira  viagem do VLT contou com a presença do governador Wellington Dias, o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires; e o diretor presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Luiz Sobral, além da presença de autoridades como o senador Ciro Nogueira e o presidente da Caixa, Nelson de Souza. 

Até agosto devem chegar mais dois novos VLTs. A expectativa é de que no futuro os passageiros possam se deslocar de Teresina para Altos de VLT. 

Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza, a chegada dos três VLTs colocam Teresina, assim como várias outras grandes capitais, no novo Modelo de Transporte Público do País.


“Essa Operação que está viabilizando Teresina a entrar no novo Modelo de Transporte Público, é uma Operação de crédito com o Estado de R$ 218 milhões, que permite não só a aquisição de três Veículos Leves Sobre Trilhos, como também a modernização de toda a linha, inclusive com melhoramento das paradas, substituição de todos os trilhos que vai dar mais conforto e segurança para todos os passageiros de Teresina”, afirmou.  

Para o senador Ciro Nogueira, o primeiro VLT possibilitará muitas mudanças para os passageiros. “Com a duplicação, com as modernizações e a chegada das outras duas composições, vai chegar no seu auge. A primeira etapa um carro de altíssimo nível, com ar-condicionado e bem mais rápido e que vão precisar de outros investimentos que já estão no nosso projeto”, afirmou. 

O VLT é equipado com ar-condicionado, piloto automático, sistema de segurança nas portas, câmeras de monitoramento e sensores de força e mapeamento. Outras autoridades também estiveram presentes no evento como a senadora Regina Sousa, a vice-governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, a deputada federal Margarete Coelho, a secretaria de Educação, Rejane Dias e o deputado estadual João de Deus.

Para a modernização do Metrô de Teresina, a Setrans adquiriu três VLTs, sendo que até o mês de agosto, o sistema contará com mais dois em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES