Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

VLT de Teresina é inaugurado e faz 1ª viagem do Dirceu ao Centro

Primeiro VLT de Teresina começou a funcionar nesta segunda (04)

Compartilhe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), inaugurou nesta segunda-feira (04),  o primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina.  A viagem inaugural aconteceu da estação Terminal Itararé, no Dirceu Arcoverde II, com desembarque na Estação Engenheiro Alberto Silva, na Av. Maranhão, no Centro de Teresina. O percurso durou cerca de 22 minutos, 10 minutos a menos do que o metrô de Teresina. A passagem custa R$ 0,80.

Com capacidade para 600 passageiros, a primeira  viagem do VLT contou com a presença do governador Wellington Dias, o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires; e o diretor presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Luiz Sobral, além da presença de autoridades como o senador Ciro Nogueira e o presidente da Caixa, Nelson de Souza. 

Até agosto devem chegar mais dois novos VLTs. A expectativa é de que no futuro os passageiros possam se deslocar de Teresina para Altos de VLT. 

Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza, a chegada dos três VLTs colocam Teresina, assim como várias outras grandes capitais, no novo Modelo de Transporte Público do País.


“Essa Operação que está viabilizando Teresina a entrar no novo Modelo de Transporte Público, é uma Operação de crédito com o Estado de R$ 218 milhões, que permite não só a aquisição de três Veículos Leves Sobre Trilhos, como também a modernização de toda a linha, inclusive com melhoramento das paradas, substituição de todos os trilhos que vai dar mais conforto e segurança para todos os passageiros de Teresina”, afirmou.  

Para o senador Ciro Nogueira, o primeiro VLT possibilitará muitas mudanças para os passageiros. “Com a duplicação, com as modernizações e a chegada das outras duas composições, vai chegar no seu auge. A primeira etapa um carro de altíssimo nível, com ar-condicionado e bem mais rápido e que vão precisar de outros investimentos que já estão no nosso projeto”, afirmou. 



O VLT é equipado com ar-condicionado, piloto automático, sistema de segurança nas portas, câmeras de monitoramento e sensores de força e mapeamento. Outras autoridades também estiveram presentes no evento como a senadora Regina Sousa, a vice-governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, a deputada federal Margarete Coelho, a secretaria de Educação, Rejane Dias e o deputado estadual João de Deus.

Para a modernização do Metrô de Teresina, a Setrans adquiriu três VLTs, sendo que até o mês de agosto, o sistema contará com mais dois em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem.

O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) de Teresina começou a operar na capital nessa segunda-feira (4).  (Crédito: Divulgação/Setrans)
O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) de Teresina começou a operar na capital nessa segunda-feira (4). (Crédito: Divulgação/Setrans)
O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) de Teresina começou a operar na capital nessa segunda-feira (4).  (Crédito: Divulgação/Setrans)
O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) de Teresina começou a operar na capital nessa segunda-feira (4). (Crédito: Divulgação/Setrans)




Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar