Você sabe o que é a Síndrome Visual do Computador?

Por conta do avanço da tecnologia, está cada vez mais comum as pessoas passarem horas na frente da TV, computador ou celular.

Médica oftalmologista da Unimed Teresina, Marina Costa. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Síndrome Visual do Computador tem como causa o uso de telas por períodos prolongados. Por conta do avanço da tecnologia, está cada vez mais comum as pessoas passarem horas na frente da TV, computador ou celular. Essa focalização em um ponto fixo por muito tempo causa desconforto visual e acaba gerando a fadiga ocular, que de acordo com médica oftalmologista da Unimed Teresina, Marina Costa, já é considerada um problema de saúde pública, resultado da vida moderna.

“Essa Síndrome já atinge cerca de 60% das pessoas com menos de 45 anos no mundo. Quando os olhos fixam por muito tempo um determinado ponto, eles fazem ajustes imperceptíveis e incontroláveis para conseguir o foco. Estes ajustes são microflutuações da acomodação visual que são feitos por meio das contrações de um músculo dentro do olho. Então, por conta desse esforço contínuo o músculo fadiga e ocorre um estresse das funções oculares e cansaço. Para minimizar esse desconforto na visão a pessoa pode dar intervalos de 5 min a cada 40 min de utilização de telas, olhando para um ponto distante. Isso fará com que a musculatura do olho relaxe”, explicou a médica.

Médica oftalmologista da Unimed Teresina, Marina Costa.  

Os sintomas mais comuns desta Síndrome são a dificuldade de focagem ou visão turva, alteração ou flutuação na percepção das cores, sensação de cansaço, dor ocular, olhos vermelhos e secos.

“Algumas medidas simples como piscar os olhos com frequência, evitar a incidência direta do ar de ventiladores ou ar condicionado direto no rosto e utilizar umidificadores de ar podem ajudar muito a melhorar a fadiga ocular e a qualidade visual. É importante destacar que antes de buscar qualquer alternativa para amenizar o desconforto ocular um oftalmologista deve ser consultado. Só ele poderá indicar qual o melhor tratamento, de acordo com os sintomas de cada pessoa”, disse Marina. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES