Volkswagen vai parar de novo e Hyundai interrompe montagem; falta de chips

Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), onde é feito o Gol, já está parada. No caso da Hyundai, unidade em Piracicaba não produz desde o dia 5

Volkswagen vai parar de novo e Hyundai interrompe montagem; falta de chips | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de desligar as máquinas por dez dias no fim de junho, a Volkswagen vai voltar a interromper algumas de suas linhas de montagem no Brasil. Desta vez, todavia, a fabricante vai parar por mais tempo. Serão 20 dias, no mínimo, sem produzir carros novos por falta de chips. Como consequência, a marca deverá sentir um baque nas vendas nos próximos meses.

Segundo informações do Jornal do Carro, esta será a terceira paralisação da Volkswagen em 2021. Ainda no início do ano, a alemã precisou interromper a produção em suas fábricas para contar a propagação do coronavírus. Depois, em maio, a montadora pisou no freio novamente, desta vez já por causa da escassez de semicondutores. Agora, a Volkswagen volta a parar por falta do componente.

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) - Crédito: Volkswagen/Divulgação

Na fábrica de Taubaté, a Volkswagen produz atualmente os populares Gol e Voyage. No caso do veterano hatch de entrada, o impacto pode ser grande, uma vez que o Gol foi o único modelo da marca a figurar no ranking dos 10 carros mais vendidos do primeiro semestre. Já na Anchieta são feitos o Polo e o Virtus, bem como o crossover Nivus e a picape Saveiro.

Desde ontem, a Volkswagen deu férias coletivas de 20 dias aos 2,2 mil funcionários da fábrica de Taubaté, no interior paulista. A montadora também confirmou a parada de um turno na Anchieta pelo mesmo período de tempo a partir de 19 de julho.

Há ainda a unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde o SUV T-Cross é feito, e que continua operando. Assim, vai ajudar o modelo, que perdeu a liderança para o Jeep Renegade em 2021 por causa justamente do desabastecimento de microchips.

Hyundai interrompe montagem de HB20 e Creta

Embora tenha sido o carro mais vendido no 1º semestre, a situação do Hyundai HB20 daqui para frente pode ficar mais complicada. Na última semana, a montadora parou por completo a produção de veículos em sua fábrica de Piracicaba, no interior paulista, por causa da falta de semicondutores. A previsão de retorno é para o dia 15 de julho.

Volkswagen/Divulgação 

Por sua vez, a Nissan precisou interromper a linha de produção do Kicks e do Versa V-Drive durante os dias 16 e 17 de junho. Essa foi a segunda paralisação na fábrica Resende (RJ) só neste ano.

Se junta também à crise a Honda, que precisou parar a produção em sua fábrica em Sumaré (SP), em fevereiro e março. Assim como a Renault suspendeu a fabricação em São Jose dos Pinhais (PR) por dois dias em fevereiro. Todavia, não descartou paralisações futuras.

Até 120 mil veículos a menos no semestre

Representante das montadoras de carros no Brasil, estima que as fábricas deixaram de produzir 120 mil unidades no primeiro semestre por causa da falta de chips. A crise atinge todo o setor, mas algumas marcas estão sofrendo mais.

É o caso da General Motors, que é, definitivamente, a montadora mais afetada pela escassez de semicondutores. A linha de produção de Gravataí (RS), onde são feitos o Novo Onix e o sedã Onix Plus, está parada desde março. E assim seguirá até, no mínimo, 19 de agosto.

GM/Divulgação 

Além da fábrica do sul, a marca anunciou no dia 25 de maio a suspensão da produção na planta de São Caetano do Sul (SP) por seis semanas. De acordo com a fabricante, o motivo é a adequação do local para a produção da nova picape Montana. Por lá também, a montadora produz o SUV Tracker, que, a exemplo do T-Cross, também está patinando nas vendas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES