Volta ao trabalho e as mudanças necessárias

Checagem de temperatura, escudos plásticos e radiação ultravioleta são algumas das recomendações do CDC

| GETTY IMAGES/BBC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagine chegar ao trabalho e ter sua temperatura medida em tempo real, antes de passar pela porta de entrada.

Precisou usar o elevador? Verifique se é possível manter uma distância segura ou espere o próximo. Viu um colega? Apenas acene, pois apertos de mão já não são mais permitidos. Esqueça o cafezinho no corredor. E também almoços em grupo, a menos que ocorram ao ar livre. Informações do site G1

Certifique-se também de que você e seus colegas estejam sentados a pelo menos dois metros de distância, se possível cercados por escudos plásticos.

E, antes de começar a trabalhar, limpe o mouse, o teclado e o telefone com um desinfetante com pelo menos 70% de álcool. Tudo isso sem tirar a máscara de pano.

A descrição acima parece a de um filme de ficção científica. Mas essa é a rotina que deverá ser seguida por todos os americanos ao voltar ao trabalho após o fim do confinamento causado pelo novo coronavírus, segundo as mais recentes recomendações do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), principal agência de saúde pública dos Estados Unidos.

O objetivo é evitar a propagação do vírus, à medida que muitos Estados americanos começam a tentar retomar a normalidade. Lojas, restaurantes e parques vão reabrir em diferentes fases.

Se seguidas à risca, as novas diretrizes podem representar uma profunda mudança no ambiente de trabalho, impactando as relações não só entre os empregados e a empresa, mas entre os próprios funcionários.

As recomendações do CDC vão desde as mais básicas, como lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, até as mais técnicas, como mudanças no sistema de ventilação.

Segundo o órgão, é recomendável "elevar a porcentagem de ar externo" no ambiente. O órgão também orienta "usar ventilação natural", por exemplo, abrindo janelas, e "aumentar a filtragem central do ar".

O uso de irradiação germicida ultravioleta (UVGI) "como um complemento para ajudar a inativar o vírus" também é aconselhado.

Chegando ao trabalho

Para os funcionários que se deslocam para o trabalho usando transporte público ou aplicativos de carona compartilhada, diz o CDC, é desejável "oferecer incentivos para usar formas de transporte que minimizem o contato próximo com outras pessoas (por exemplo, andar de bicicleta, caminhar, dirigir sozinho ou com membros da família)".

Já no trabalho, quando o distanciamento social não for "uma opção", o órgão recomenda instalar "escudos transparentes ou outras barreiras físicas sempre que possível para separar funcionários e visitantes".

"Use sinais, marcas de fita ou outras indicações visuais, como decalques no chão, separados por um metro e meio, para indicar onde ficar quando barreiras físicas não forem possíveis", acrescenta o CDC.

O órgão ainda adverte as empresas que substituam "itens comuns de contato frequente, como cafeteiras, refrigeradores de água e cestas de alimentos, por alternativas como itens pré-embalados e de dosagem única".

O CDC também alerta que os empregadores devem alternar "os turnos, os horários de início e os intervalos mais viáveis para reduzir a densidade de funcionários em áreas comuns, salas de descanso e vestiários".

Possíveis sintomas

Segundo o órgão, as empresas também devem orientar "ativamente" os funcionários com sintomas de covid-19 ou que tenham um familiar doente em casa com a doença a notificar seu supervisor e não irem ao trabalho.

"Os funcionários que tenham sintomas na chegada ao trabalho ou que fiquem doentes durante o dia devem ser imediatamente separados dos outros, receber uma máscara facial se não estiverem usando uma e ser enviados para casa com instruções e orientações sobre como fazer o acompanhamento médico", diz o CDC.

"Os funcionários doentes devem seguir as etapas recomendadas pelo CDC. Os funcionários não devem voltar ao trabalho até que os critérios para descontinuar o isolamento doméstico sejam atendidos, em consulta com seu médico", acrescenta o órgão.

As empresas também devem, segundo o CDC, lembrar aos funcionários de lavar as mãos regularmente por 20 segundos com água e sabão. Se isso não for possível, usar álcool em gel com pelo menos 60% de álcool.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES