Voluntariado formará rede de ajuda em Teresina

A prefeitura aderiu ao movimento nacional pela solidariedade “Transforma Brasil” e lança “Teresina Transforma” nesta quarta (11), às 19h, no Parque da Cidadania.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eles dedicam um pouco de tempo e conhecimento para diminuir os problemas sociais. Incansáveis como as formiguinhas, os voluntários acreditam, que de alguma forma, contribuem para melhorar o mundo. E por isso não medem esforços em ajudar o próximo. Exemplos são muitos, mas você pode se tornar um. Teresina agora faz parte do "Transforma Brasil", movimento nacional pela solidariedade que engaja voluntários. 

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), lança hoje (11), às 19h, no Anfiteatro do Parque da Cidadania, a plataforma digital que vai unir quem precisa de ajuda com quem pode e deseja ajudar. Estará presente no lançamento o presidente e fundador do movimento, o empreendedor social Fábio Silva.

"A prefeitura está servindo de link lançando o 'Teresina Transforma', que é uma plataforma digital (site) que vai permitir que pessoas que carregam consigo esse desejo de prestar  um serviço voluntário sejam cadastradas e, ao mesmo tempo, entidades que precisem desse trabalho voluntário também sejam apoiadas, o que faremos é adequar a disponibilidade de quem quer prestar o serviço com quem precisa dele. Isso vem ao encontro do nosso desejo de ajudar mais entidades", afirma o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Crédito: MAGAL

A plataforma digital que será lançada é baseada na iniciativa pioneira de Recife (PE), em 2014, que levou a capital pernambucana a ter o dobro da média de voluntários do país em apenas três anos. A ferramenta é a oportunidade perfeita para quem quer ser voluntário e não sabe como ajudar uma causa. A plataforma funcionará como um "Tinder de voluntariado", conectando os perfis dos usuários às causas sociais (ONGs, Instituições, grupos de ações sociais que carecem de voluntários) de acordo com sua afinidade, conforme enfatiza assessora especializada de políticas integradas da Semcaspi e coordenadora do projeto em Teresina,  Débora Ferraz.

"Do seu próprio smartphone ou computador você pode acessar. A plataforma cruza as informações das ONGs com os perfis dos usuários e dá o 'match', onde o voluntário é convidado a participar, por exemplo, se interessa em ajudar crianças, pode ser contador de histórias em entidades próximas de você, se gosta de idosos, pode ajudar abrigos, se sua preocupação é a causa ambiental, pode fazer parte de grupos. Assim, Teresina só vai estimular essa ponte com quem precisa com quem pode ajudar".

A plataforma local estará on-line no endereço: teresinatransforma.pmt.pi.gov.br. Algumas das causas impulsionadas pelo Transforma estão fixadas por categorias como: “Ações Emergenciais”; “Combate à Pobreza”; “Igualdade de Gênero”; “Proteção Animal”; “Refugiados”; e “Saúde”.

Teresina conta com 12.600 voluntários

Segundo a PNAD Contínua do IBGE de 2018, a cada 12 mil pessoas em Teresina, 168 são voluntárias. "Teresina tem 12.600 voluntários, e isso equivale a 1,4% da população total. Imagina a quantidade de voluntários existentes que a cidade não sabe. Todo mundo tem a luz de engajamento cívico em si e só precisa de um estímulo. Nossa meta é dobrar em um ano o número de voluntariado na capital, tornando Teresina uma cidade melhor para se viver", anseia Débora. 

Além de Recife, que já conta com um "voluntariômetro", equipamento instalado que contabiliza o número das ações de solidariedade, o Transforma Brasil abrange hoje Fortaleza, Caruaru, Petrolina. O movimento também está presente no Chile. 

As entidades e pessoas interessadas em participar do movimento também podem acompanhar o lançamento ou entrar em contato através do e-mail teresinatransforma@gmail.com ou através das redes sociais "Teresina Transforma". (V.P.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES