Voluntários aprendem sobre prevenção ao suicídio

O curso foi ofertado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV)

Voluntários fazem curso no CVV | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Teresina ofereceu aos voluntários um novo curso de treinamento do grupo nacional Caminho de Valorização da Vida Comunidade, que permitiu à população da capital ter acesso ao conhecimento repassado pelo CVV sobre prevenção ao suicídio.

A capacitação gratuita ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de março, na sede do CVV, na Rua Desembargador Freitas, 1599 – Centro, e foi conduzida pela Coordenadora Nacional do CVV Comunidade, Ana Rosa. Segundo ela, durante os encontros, os participantes foram levados a trabalhar conscientemente as próprias limitações e potencialidades.

“Esse é um treinamento de voluntários para atuar na comunidade, o que queremos realmente é levar a proposta de vida do CVV para as pessoas, através da qual elas poderão aprender a conhecer um pouco das ferramentas do grupo, aprender a ouvir a si mesmas, a ouvir o outro, seja no seu local de trabalho, no seu lar, na rua, e isso pode fazer com que, caso elas queiram, serem voluntários na vida”, explicou a coordenadora.

Raissa Morais

A capacitação já foi implantada em outras 50 cidades, onde os voluntários se aproximam mais dos populares, promovendo ações com palestras, rodas de conversas, escutas individualizadas.  Com quase 50 anos, o CVV acumulou experiência com esse acolhimento empático, oferecendo um ambiente livre de críticas e julgamentos para quem procura o serviço. 

Para o coordenador de comunicação do CVV de Teresina, Heider Mendes, os encontros foram voltados para pessoas pré-dispostas a se conhecerem melhor e experimentarem uma nova forma de trabalhar uma filosofia de vida com a população. 

 “Levaremos o trabalho do CVV do posto de atendimento para a comunidade, através de um atendimento pessoal com ações comunitárias, como, por exemplo, fazendo escuta em presídios, em hospitais, nas paradas de ônibus, com panfletagem, exibição de filmes para comunidades onde faremos discussões. Temos grupos de apoio às pessoas que tentaram suicídio ou se tiveram alguém que morreu por suicídio e levamos um atendimento particular a elas", mencionou Heider. 

O CVV é uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente, exclusivamente por meio de voluntários devidamente preparados. A instituição atua em todo o território nacional, com 107 postos e 2.600 voluntários. No Piauí, o CVV atua há mais de 30 anos promovendo uma escuta sem julgamentos, aconselhamentos e sem interferência. Cerca de 40 voluntários se revezam em plantões de 4 em 4 horas diariamente. O atendimento é nacional, feito pelo telefone 188 (sem custo de ligação) e nada do que é ouvido pelos voluntários é revelado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES