Votação que muda conceito de Estatuto da Família e discriminação de casais gays é adiada

O texto de Fonseca também muda o Estatuto da Criança e do Adolescente e proíbe a adoção de crianças por casais gays

Casamento gay | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A votação do Estatuto da Família, projeto de lei que restringe o núcleo familiar à união entre homem e mulher, foi adiada para a semana que vem. A comissão especial que aprecia a proposta começou a analisar o substitutivo apresentado pelo relator, Ronaldo Fonseca (Pros-DF), mas um pedido de vista coletivo suspendeu os debates.

O texto de Fonseca também muda o Estatuto da Criança e do Adolescente e proíbe a adoção de crianças por casais gays.

Antes de votar, a comissão especial deve levar em consideração o resultado da enquete proposta pelo site da Câmara dos Deputados, questionando se o internauta concorda com a definição restritiva de família.

Até o momento, mais de 4,4 milhões de votos já foram computados. O "não" está vencendo por 49,99% contra 49,7% do "sim".

Por uma diferença de cerca de 13 mil votos, há mais gente que quer incluir casais LGBT nos formatos familiares possíveis do que gente que prefere restringir o conceito de família à união de homens e mulheres.

De posse desses dados, a comissão deve refletir sobre a coerência da aprovação de um texto retrógrado, que representa boa parte da população — mas não a maioria, segundo a enquete da Câmara.

O Judiciário já deu o primeiro passo para o reconhecimento da igualdade de direitos dos casais homoafetivos, a união estável e a conversão dela em casamento civil.

Inclusive, o Conselho Nacional de Justiça aproveita este fim de ano para levar adiante a campanha #MêsDaDiversidade contra qualquer tipo de preconceito e discriminação.


Agora, cabe ao Legislativo assumir seu papel e levar em consideração a opinião da população para evitar retrocessos.

Você pode fazer sua parte, falando com os deputados, ligando para o gabinete deles, mandando e-mail ou interagindo por Twitter ou Facebook.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES