Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

W.Dias autoriza licitação do projeto Piauí Conectado nesta terça

Wellington Dias cumpre agenda administrativa no litoral

Compartilhe
Google Whatsapp

O governador Wellington Dias assina, nesta terça-feria (01), a autorização para publicação do edital de licitação do projeto Piauí Conectado. O edital tem por finalidade a contratação de Parceria Público-Privada para construção, operação e manutenção da infraestrutura de transporte de dados do Estado.

Por meio do projeto, será construido um cinturão de fibra ótica que passará de Norte a Sul do Piauí, interligando as unidades administrativas do Estado, melhorando significativamente a qualidade da internet usada nesses pontos.


Image title

A rede de fibra ótica também poderá ser explorada pela iniciativa privada que tenha interesse em prover internet em qualquer município piauiense. O Piauí Conectado passará por 96 cidades e os municípios restantes serão contemplados com tecnologia complementar como rádio e satélite.

Realizado em parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev), a obra receberá investimentos na ordem de R$ 302 milhões.

Por meio do Piauí Conectado, será possível ofertar e melhorar a qualidade de diversos serviços destinados aos piauienses. É o caso do Ensino a Distância; do monitoramento dos espaços públicos com câmeras inteligentes conectadas à rede de fibra ótica do Estado; a telemedicina, permitindo que exames realizados no interior sejam enviados a uma Central de Laudos em tempo hábil para que o resultado seja devolvido ao hospital de onde o exame saiu em curto espaço de tempo; e ainda disponibilização de pontos de internet livre em diversos espaços públicos do estado como praças, bibliotecas e parques.

A infraestrutura da PPP prevê a instalação de 5.000 km de fibra óptica que possibilitará conectar 80% da população piauiense, que vivem em 98 municípios. Com capacidade de 60 gigabytes e 1.500 pontos de acesso, a PPP vai tirar o Piauí da penúltima colocação no ranking nacional da Inclusão Digital.

O objetivo buscado pelo Estado, com a implantação do projeto, é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos servidores públicos e aos cidadãos piauienses com expansão e universalização do acesso à internet, com a redução dos custos operacionais e administrativos, assim como com a promoção da inclusão social em todo o Estado.

Para tal, o modelo estruturado possibilita desenhar estratégias que ampliem e interiorizem a prestação dos serviços integrados de telemática, adequando-se às necessidades das secretarias estaduais e dos demais órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, atualmente limitada a algumas localidades do interior do estado.

As minutas do edital, contrato e anexos estarão disponíveis para download dos interessados no site da Suparc: www.ppp.pi.gov.br. Os interessados poderão adquirir o edital e todos os anexos na sede da Superintendência de Parcerias e Concessões, localizada na Av. Pedro Freitas, s/n, bloco I, 2° andar - Centro Administrativo.

PPP é necessária

Em 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 93% dos domicílios piauienses têm acesso à internet por meio de telefones celulares e que a banda larga móvel já supera a banda larga fixa.

O estudo faz parte do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), e mostra também que 63,1% dos domicílios não têm a utilização da internet, o que representa 59,7% da população sem internet em casa. Com a implantação do Piauí Conectado, 80% da população piauiense que vive em 98 municípios terá acesso à internet.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto