Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

W. Dias e empresários tratam de medidas para instalação do Porto Seco

São denominados Porto Seco, os terminais de uso público, instalados em zona secundária, nas regiões de expressiva concentração de carga importada ou a exportar

Compartilhe
Google Whatsapp

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta terça-feira (09), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), com empresários, representantes da Fiepi e gestores das Secretarias de Governo, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Transportes e Superintendência de Parcerias e Concessões. Em pauta, os entraves e as alternativas para viabilizar a instalação do Porto Seco de Teresina.

Segundo Wellington, será realizado um estudo que tratará da viabilidade técnica e operacional do negócio. “Será estudado também, por meio da Fiepi, alternativas, ainda que seja pelo caminho jurídico, para uma autorização, junto ao Congresso Nacional, que altere a lei para que possa ser um facilitador para Teresina, Piauí e para o Brasil”, destacou o governador.

De acordo com o presidente da Fiepi, Zé Filho, o Porto Seco é uma forma de facilitar a vida do empreendedor que exporta e importa. “Há muito tempo os empresários do Piauí têm lutado por isso e esse foi o pontapé para que se resolva, ou via judicial ou de uma maneira que seja mais rápida, para que possamos facilitar a vida dessas pessoas, gerando emprego e impostos, que é o que todos nós precisamos no Piauí”, atentou o presidente.

Para o diretor de Assuntos Econômicos da Fiepi, Freitas Neto, a obra é essencial para a estabilidade dos preços e competitividade no mercado interno e externo. “Vamos manter o diálogo com o grupo de empresários que está bastante interessado em agilizar a execução do Porto Seco e também com o governador, que está empenhado na questão. A Fiepi entrará como interlocutor para intermediar os interesses entre empresários e Governo do Estado”, disse o diretor.

Porto Seco

São denominados Porto Seco, os terminais de uso público, instalados em zona secundária, nas regiões de expressiva concentração de carga importada ou a exportar, onde são realizadas operações de controle aduaneiro, funcionando como ponto de recebimento, despacho e armazenagem de mercadorias de forma a dar mais operacionalidade a portos e aeroportos.

O Porto Seco de Teresina será instalado no Loteamento Industrial Polo Empresarial Sul, terreno localizado na altura do KM 11,4 da BR-316. O empreendimento é um marco no desenvolvimento do Piauí, que visa aumentar significativamente a receita do Estado, fortalecendo o setor industrial, além de gerar emprego e renda.

Com a instalação do Porto Seco, o estado passará a ter um terminal alfandegado para melhorar todo o processo de importação e exportação. Entre as vantagens de sua instalação estão: o aumento da receita do Estado - já que as taxas que antes eram pagas nos portos vizinhos ficarão aqui, e a otimização do tempo - uma vez que para importar matéria-prima por meio de portos vizinhos leva-se até 120 dias e com o armazenamento desses produtos no Porto Seco de Teresina, o período será reduzido sensivelmente. Desta forma, o empresário pagará apenas pelo tempo de permanência dessa mercadoria em solo piauiense, representando uma economia expressiva para ele, além do aumento da produtividade.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×