W. Dias enfrenta manifestantes contrários a criação de Parque

W. Dias enfrenta manifestantes contrários a criação de Parque

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Estado, Wellington Dias, por ocasi?o de sua visita ? cidade de Bom Jesus, regi?o dos cerrados, na manh? deste s?bado, 22, conversou com um grupo de manifestantes que bloqueavam a BR-135 na sa?da da cidade, impedindo que ve?culos como caminh?es, carretas, ?nibus e outros autom?veis passassem pela mesma. O resultado do fechamento da BR foi a forma??o de uma enorme fila de ve?culos que esperavam pela libera??o da pista.

O grupo de manifestantes era formado basicamente por trabalhadores rurais da regi?o e integrantes de movimentos sociais como a Fetag/PI (Federa??o dos Trabalhadores em Agricultura) que queriam que o governador intercedesse junto ao Governo Federal para que n?o fosse concretizado o projeto de cria??o do Parque Nacional Serra Vermelha, um novo parque de prote??o ambiental no Estado, de cerca de 78 mil hectares de extens?o, englobando v?rios munic?pios da regi?o dos cerrados.

De acordo com os manifestantes, que utilizavam como palavra de ordem "N?o queremos parque, queremos emprego ", caso seja criado um novo parque como os j? existem no Estado acontecer? a retirada de milhares de homens e mulheres de suas terras que n?o ter?o como sobreviver, pois, segundo eles, faltar?o as devidas condi?es necess?rias de subsist?ncia, podendo culminar, inclusive, com o desaparecimento de munic?pios.

Depois de ouvidas a reivindica?es do grupo, o governador disse achar justa a id?ia dos manifestantes de se colocarem contra esse projeto, mas que por outro lado n?o fosse impedido o direito de transitar de terceiros e, por isso, pediu ao grupo que fosse feito o desbloqueio da BR-135 para que os ve?culos pudessem transitar normalmente, o que de fato ocorreu.

Para justificar sua posi??o com rela??o a n?o cria??o de um novo parque no Estado, o governador disse que enquanto n?o forem implantados de forma definitiva os parques j? criados, n?o ap?ia a cria??o de um novo parque. O Estado, segundo o governador, possui quatro parques que ocupam uma ?rea em torno de 1,3 milh?o hectares, como o parque Serra das Confus?es.

"Primeiro, ? preciso ter uma garantia para os parques existentes e que os recursos sejam liberados. Com escassez de recursos n?o se faz a implanta??o de um parque. Assim, em qualquer situa??o de desmatamento ou queimada, como se divulgou na grande m?dia, parece que a gest?o estadual n?o existe. ? preciso ter clareza das coisas".

Um outro aspecto ? o que, segundo o governador, n?o ser? criado novo parque se n?o for levado em considera??o o programa de desenvolvimento que o Estado possui. "Est? prevista para outubro a vinda da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para ser discutida a proposta do governo federal, mas ouvindo a proposta de desenvolvimento do Estado com vistas ?s condi?es de cria??o e manuten??o de emprego e renda para milhares de pessoas no Estado".

Em seguida ?s palavras do governador, a BR foi desbloqueada e o tr?nsito passou a fluir normalmente. Os manifestantes, desta forma, conseguiram um aliado importante quanto ao processo de cria??o de parques no Estado no sentido de sempre preservar o que ? importante para o desenvolvimento, sem, contudo, impedir que milhares de homens e mulheres tenham condi?es de vida e sustento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES