W. Dias escolhe Cleandro Alves Moura como novo procurador-geral de Justiça

A decisão foi tomada após o chefe do executivo se reunir, com os três procuradores que integravam a lista tríplice formada na eleição do Ministério Público do Estado do Piauí.

MP-PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias escolheu nesta quinta-feira (17) o nome de Cleandro Alves de Moura para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí. A decisão foi tomada após o chefe do executivo se reunir, com os três procuradores que integravam a lista tríplice formada na eleição do Ministério Público do Estado do Piauí. 

A Lista Tríplice era formada pela atual procuradora Carmelina Moura e pelos procuradores Cleandro Moura e Hugo Sousa.  A escolha do procurador-geral é uma atribuição do governador do Estado, garantida constitucionalmente pela Lei Complementar nº 40/81, que estabelece as normas gerais a serem adotadas na organização do Ministério Público Estadual, onde segundo o Art. 6º - O Ministério Público dos Estados terá por chefe o Procurador-Geral de Justiça, nomeado pelo Governador do Estado, nos termos da lei estadual. 

Na oportunidade o chefe do executivo piauiense ressaltou que “sempre é uma decisão difícil, tomada a partir de uma lista tríplice que contém pessoas experientes, são nomes representativos e de muita confiança por parte dos seus pares e da sociedade. Tomei a decisão de nomear o procurador Cleandro Alves de Moura” comentou. 

 Cleandro Alves de Moura ocupará o cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí. 

O Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual, o seu mandato no cargo de Procurador-Geral de Justiça tem a duração, sendo permitida a recondução ao cargo. A Procuradoria-Geral é um órgão da Administração Superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais.  A ela compete dirigir as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos da Instituição, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de lei de interesse do Ministério Público. É o Procurador-Geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.

Dias também disse ser grato pela relação correta e de grande compromisso de interesse público entre o poder executivo, a Procuradoria e o Ministério Público. “Sempre com integração, com os interesses da população colocados em primeiro lugar”, destacou. 

Carreira Profissional

Cleandro Alves de Moura é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Ele iniciou a carreira como promotor de justiça substituto nas promotorias de justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia. Ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade. E já foi Procurador Geral do Estado entre os anos de 2015 e 2017.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES