W. Dias pede pressa para início da vacinação contra Covid-19

Para Dias, as vacinas devem chegar a todos e precisam ser seguras.

Wellington Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, comemorou a entrega, nessa sexta-feira (11), pela Advocacia-Geral da União (AGU), do “Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, assinado pelo Ministério da Saúde. Apesar de prevê a disponibilização, em quatro fases, de 108,3 milhões de doses para mais de 51 milhões de pessoas dos grupos prioritários, o documento entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) não apresenta uma data para o início da vacinação.

Wellington reconheceu o importante passo dado, mas cobrou pressa do governo federal para o início da vacinação no país. Para ele, as vacinas devem chegar a todos e precisam ser seguras.

Após a aprovação da vacina da Pfizer/Biontec pela agência reguladora dos Estados Unidos, FDA, iniciou no mundo uma corrida pela vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Preocupado com a posição do Brasil diante desse cenário, governadores e poderes como o Supremo Tribunal Federal cobraram do governo federal um plano para imunizar a população brasileira contra a Covid-19.

“É uma boa notícia a oficialização do Plano Nacional de Imunização para a Covid-19. O que nós, governadores, apresentamos de principal consta do plano: vacina para todos; e todas as vacinas que tenham aprovação da Anvisa, com segurança e eficácia. Destaco também a estratégia nacional para imunização em quatro fases. Agora é muito trabalho e união de todos: governo federal, Estados, municípios, Congresso Nacional, Judiciário, Fiocruz, Butantan, Anvisa, setor privado, para juntos concretizarmos o plano”, destacou o governador.

Wellington defende que é essencial, neste momento, um esforço para um cronograma de vacinação com a primeira dose, em todo o Brasil, ainda no primeiro semestre, prosseguindo no segundo semestre com a segunda dose. “Apenas o cronograma para o ano inteiro não bate: vacinas têm segunda dose em 21 dias após a primeira (Pfizer), 28 dias depois para a Coronavac e 30 dias depois para a Astrazeneca”, explicouDias.

O governador do Piauí sugere que seja aberta agora negociação para garantir, a partir de janeiro, 30 milhões de doses por mês de vacinas da Coronavac/Butantan por meio do Programa Nacional de Imunização. Ele cobra um apoio do governo federal para permitir à Astrazeneca fornecer material para ampliar a produção de mais 15 milhões de doses pela Fiocruz, tendo a capacidade de produzir 30 milhões de doses por mês.

Assim, segundo Wellington, as duas produções no Brasil, Fiocruz e Butantan, podem garantir 60 milhões de doses por mês. De acordo com ele, outro ponto seria acertar o cronograma de entrega da Pfizer, do Consórcio de Países com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Convax Facility, sobre a meta de 42 milhões de doses, e outros que estão em andamento.

“Assim, podemos ter esperança de sairmos da crise da pandemia e da crise social e econômica”, acrescentou Dias.

O governador defende ainda que seja apresentada proposta sobre o Sistema Nacional de Acompanhamento Pós-Vacinas. A ideia é de que, em cada estado, equipes de profissionais de diferentes áreas: infectologistas, farmacêuticos, sanitaristas, etc, façam esse acompanhamento.

Para Wellington, o sistema nacional deve fazer ainda o controle de cada pessoa para garantir a vacina da mesma marca na segunda dose. Segundo Dias, isso é possível no modelo do Monitora Covid, programa desenvolvido no Piauí.

“Acrescento aqui que esperamos bons resultados também no pregão para compra de seringas, agulhas e EPIs, previsto para esta segunda-feira (14). E proponho que, para grandes distâncias, o Brasil deve transportar vacinas e insumos por via aérea, para ganhar tempo”, destacou o governador Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES