W. Soares: Meta é dar goleada de aprovações e nota 1000 na redação

Pré-Enem Seduc tem mobilizado estudanes de escolas públicas e tem promovido a inclusão universitária

Wellington Soares | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Realizado todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mobiliza a classe estudantil numa verdadeira maratona de estudos e para facilitar o acesso dos alunos de escolas públicas na universidade, entra em ação o Pré-Enem Seduc, programa de inclusão de educação, comandado pelo professor Wellington Soares, que tem no time Karoline Mendes, Hildalene Pinheiro, José Carlos Elias (Feijão) e Felipe Lopes. 

Assim, o programa que começa em abril, realiza revisões em Teresina e percorre cidades do interior do estado e todas as aulas do preparatório são transmitidas pelo Canal Educação, Rede Meio Norte, youtube.

Em entrevista ao Meio Norte, o professor Wellington Soares diz que, por meio do programa, os professores mexem com a autoestima dos alunos. 

“Nunca paramos nosso projeto de inclusão universitária. Por meio do ensino híbrido, mesclamos aulas remotas e presencias”, diz.

A meta dos professores é fazer com que os alunos cheguem à universidade e neste ano, a meta do Pré-Enem Seduc é atingir a nota máxima na redação. “Até porque falta um tantinho de nada pra gente cravar mil pontos. No último Enem, por exemplo, tivemos alunos com 980 pontos. A cima de 900, já perdemos a conta da quantidade. Como estímulo, a secretaria estadual de Educação vai premiar tanto estudante quanto professor – smartphone e viagem a Salvador”, diz.  

Meio Norte: Qual o sentimento hoje depois de percorrer, com o Pré-Enem na Estrada, o Piauí de ponta a ponta? 

Wellington Soares - De felicidade plena, sobretudo, ao constatarmos que, apesar das limitações destes tempos pandêmicos, conseguimos realizar um ótimo trabalho em termos de preparatório para o Enem. Que venham as provas, pois teremos uma goleada de aprovações. 

MN: Que o leva a ter essa certeza no resultado do Enem em janeiro do próximo ano? 

WS: Porque fomos capazes de mexer com a autoestima dos alunos, levando-os a acreditar na realização do tão acalentado sonho de ingresso ao ensino superior. Acesso esse que mudará não somente sua vida, como a dos seus pais também. Sem falar, é claro, da revisão dos conteúdos mais exigidos por cada disciplina.  

Professor Wellington Soares coordena o Pré-Enem Seduc 

MN: Quando teve início essa maratona de estudos? 

WS: Logo no início do ano, por volta de abril, uma vez que, sempre driblando o coronavírus, nunca paramos nosso projeto de inclusão universitária. Por meio do ensino híbrido, mesclamos aulas remotas e presenciais. Aos domingos, fomos de Pré-Enem Live, transmitidas pelo Youtube do Canal Educação, e nos finais de semana, visitando as 21 GREs, tínhamos o Pré-Enem na Estrada, com transmissão pela TV Meio Norte, parceira das antigas.  

MN: Das 19 ações do Pré-Enem Seduc, uma que está fixada no imaginário da galera é, sem dúvida, o Corujão da Vitória. Como explicar tamanho apelo? 

WS: Talvez pelo fato de ocorrer às vésperas das provas, quando o interesse da garotada aumenta. Todos querendo dicas e orientações finais. Além de revisão geral das matérias. Atrás de um resultado melhor, resolvemos dividi-lo em dois momentos: o primeiro, voltado às disciplinas de linguagens, ciências humanas e redação; o segundo, focado em matemática e ciências da natureza.  

MN: Por falar em redação, o grande desafio deste ano é a nota máxima? 

WS: Verdade, até porque falta um tantinho de nada pra gente cravar mil pontos. No último Enem, por exemplo, tivemos alunos com 980 pontos. A cima de 900, já perdemos a conta da quantidade. Como estímulo, a secretaria estadual de Educação vai premiar tanto estudante quanto professor – smartphone e viagem a Salvador.  

MN: Preocupa a crise atual vivida pelo Inep com a saída de 35 servidores? 

WS: E como! Ainda mais ao trazerem à tona que uma pessoa estranha ao instituto teve acesso a questões do exame, quebrando a inviolabilidade das provas. Não bastasse, o ministro da Educação diz que o tema da redação pode ser mais livre em 2021. Sei não, mas tenho a impressão que, mais uma vez, o Enem será marcado por críticas e incertezas. 

MN: Em que governo surgiu tal projeto e com qual objetivo? 

WS: No primeiro mandato de Wellington Dias, entre os anos de 2003 e 2006, tendo por objetivo a inclusão universitária de alunos da rede estadual de ensino. Oriundo de escola pública, ele topou na hora implantar o projeto quando eu levei a proposta. De lá para cá, já foram mais de 60 mil aprovações, incluindo o primeiro lugar para medicina na UESPI, em 2009, com a aluna Renata Patrícia. Implementado pela secretaria estadual de Educação, recebeu, no início, o nome de Cursinhos Populares; hoje, desde 2015, é conhecido por Pré-Enem Seduc.  

MN: Quantos pessoas formam essa equipe diretamente ligada a você? 

WS: Somos apenas cinco, eu e mais quatro parceiros competentíssimos: Karoline Mendes, Hildalene Pinheiro, José Carlos Elias (Feijão) e Felipe Lopes. Fora o timaço de professores que ministra as aulas, cedidos pelo Canal Educação e alguns convidados. Bom destacar que sem o apoio da Viviane Holanda, diretora da Mediação Tecnológica, Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior, Mazé Mendes, diretora da Unidade de Ensino/Aprendizagem, e do Ellen Gera, nosso comprometido secretario de Educação, o sucesso do projeto não teria chagado tão longe, a ponto de servir de modelo a outros estados da federação.   

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES