Wellington Dias anuncia retomada de 76 obras e início de mais 92

As obras irão gerar 2,5 mil empregos e serão todas na área da educação, viabilizadas por meio dos recursos de precatórios do Fundef.

Wellington Dias anuncia retomada de 76 obras e início de mais 92 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Educação, Ellen Gera, participaram de uma videoconferência nesta quarta-feira, 08 de julho, para apresentar as primeiras ações do Educar Piauí, maior programa de investimentos do Estado, viabilizado com recursos dos precatórios do Fundef. Ao todo, serão R$ 1,6 bilhão aplicados.

Para dar início ao cronograma, o governador autorizou a retomada de 76 obras e assinou  a ordem de serviço para o início de mais 92, a expectativa é que apenas nesta primeira etapa de investimentos sejam gerados 2,5 mil empregos. Além disso, 64 licitações foram autorizadas. Dentre as obras estão subestações de energia para as unidades de ensino nos mais diversos municípios.

“Retomada de obras, subestação de energia, são 76 obras retomadas, 92 ordens de serviço, 64 licitações autorizadas a serem publicadas seu edital. Parte  das obras retomadas e ordens de serviço vão resolver situações emergenciais para a retomada das aulas presenciais”, disse Ellen Gera.

Wellington Dias e Ellen Gera em transmissão ao vivo (Reprodução/ Youtube)

O secretário de Educação detalhou os eixos de investimento do Educar Piauí, destacando o planejamento para reduzir problemas cíclicos da educação piauiense, de modo a elevar ainda mais a formação em todas as regiões.

“Além da alfabetização, reduzir o analfabetismo, vamos ampliar o atendimento educacional de jovens e adultos. Os eixos de investimentos onde temos os grandes programas pedagógicos, mas também olhando para a valorização da gestão escolar. Tem o grande eixo voltado para a área pedagógica e o investimento em infraestrutura, tecnologia, investimentos em obras, direcionado para a característica de cada município”, comentou.

Por sua vez, o governador detalhou a importância do programa para adequar a relação idade/série, para que não haja um atraso na formação dos piauienses. A ideia é formalizar as carreiras até mesmo nos menores municípios do Piauí.

LEIA MAIS:  Governo anuncia cronograma da reabertura de atividades no Piauí

“O que queremos de forma bem resumida, o Piauí antes e depois do Educar, a meta que 20, 21, 22 possamos ter uma grande revolução. Tínhamos educação técnica em poucos lugares, o ensino médio tínhamos em 45 municípios, conseguimos chegar a todos, levamos a educação profissional a todos os municípios. Vamos trabalhar as condições de assegurar que tenhamos em todos os municípios a educação na idade certa, garantir que se tenha condição da educação de qualidade, estamos em um momento especial e vamos seguir com a política de valorização do magistério, vamos garantir que tenhamos uma educação de ensino médio com um olhar especial, para garantir a proficiência do nosso aprendizado”, afirmou.

Wellington Dias anuncia  de obras (Reprodução/ Youtube)

Entre os 10 melhores IDEBs

Wellington Dias ainda sinalizou para o objetivo de colocar o Piauí entre os dez melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Estado que já chegou a ocupar a última posição, hoje é o décimo sexto colocado no país. Com os investimentos, o estado almeja alcançar o posto de destaque.

“Poder trabalhar na perspectiva também de reduzir a reprovação, qualificando o diretor, professor.  Alcançar o nosso sonho de ficarmos entre os dez maiores IDEBs do Brasil, temos uma geração prejudicada, que não teve nem a oportunidade de ler nem de escrever, vamos fornecer a possibilidade destas pessoas aprenderem a ler”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES