Wellington Dias apresenta PPP da Nova Ceasa em evento da ONU

Segundo o governador do Piauí, a área de Parcerias Público-Privadas (PPP) é importante para o aumento do desenvolvimento humano do estado.

ppp | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto da Nova Ceasa foi apresentado pelo governador Wellington Dias, nesta quinta-feira (22), no 5º Fórum Internacional PPP da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) 2021. A votação para selecionar os primeiros colocados no evento foi realizada de 12h às 13h desta quinta, e os vencedores serão anunciados nesta sexta (23), às 10h, horário de Brasília. Os outros finalistas são projetos de Bermuda, China, Filipinas e Espanha.

Segundo o governador do Piauí, a área de Parcerias Público-Privadas (PPP) é importante para o aumento do desenvolvimento humano do estado, pois essa integração com a iniciativa privada tem um olhar não apenas de negócios, mas também social. “O Estado do Piauí sempre se preocupou em priorizar as pessoas e as PPPs não fogem a isso. Aqui temos uma meta de combater a fome e o Banco de Alimentos da Nova Ceasa, por exemplo, é parte dessa rede de atendimento às pessoas que necessitam, aquelas mais pobres e vulneráveis. Trabalhamos ainda a inclusão de gênero por meio desse projeto que tem presença forte das mulheres, como produtoras, como empreendedoras comercializando também seus produtos”, destacou Wellington durante sua apresentação.

Dias enfatizou também que a PPP trabalha com diálogo, acesso, preocupação e transparência, dentro das metas de desenvolvimento sustentável da ONU, além de manter o respeito com setor privado e pelos empreendedores. “Assumimos uma postura de Estado colaborativo: com o objetivo de gerar emprego e renda, movimentar a economia, mas sem abrir mão da questão social e a preocupação com a saúde das pessoas”, comentou o gestor.

Projeto da Nova Ceasa foi apresentado pelo governador Wellington Dias - Foto: Divulgação/Ascom

Inicialmente, a PPP da Nova Ceasa foi selecionada dentre 150 projetos do mundo inteiro e no dia 19 de abril a ONU escolheu os cinco finalistas para premiação no fórum, dentre eles o projeto piauiense. “Tivemos um período de divulgação relativamente curto, mas conseguimos um grande alcance. O evento chegou ao dia de votação com mais de 1,5 milhão de pessoas alcançadas via Facebook, mais de 12 mil visitas no site e 350 mil visualizações dos vídeos. Essa visibilidade e a validação da ONU reforçam o quanto o programa é bem estruturado e desenvolvido. Independente do resultado final, já nos consideramos vencedores”, comentou Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado.

O objetivo do fórum este ano é destacar os planos de recuperação para cidades, por meio de projetos regionais de desenvolvimento que possam atender aos desafios da construção de um novo normal. Esta é a segunda vez que a Nova Ceasa é reconhecida pela ONU e, nas duas ocasiões, foi o único projeto do Brasil selecionado para o evento.

A PPP entre o Governo do Estado do Piauí e a empresa Brazil Fruit, concessionária que administra o entreposto, conseguiu, em apenas três anos, reformar, modernizar e ampliar toda a estrutura física da maior central de abastecimento do Piauí, incentivando o desenvolvimento social e econômico regional. A PPP também possibilitou a criação do Banco de Alimentos, que já distribuiu cerca de 550 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nova Ceasa - Foto: Divulgação/Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES