Wellington Dias articula ajuda de outros estados para o Amazonas

O governador do Piauí apresentou a proposta de viabilizar leitos para esses pacientes em redes filantrópicas.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, está mobilizando estados para garantir ajuda humanitária ao estado do Amazonas que passa por uma crise no sistema de saúde. A falta de oxigênio está afetando pacientes infectados com a Covid-19 e que precisam de auxílio da respiração mecânica. O chefe do Executivo piauiense também está representando, nessa mobilização, o Fórum de Governadores do Brasil.

Wellington apresentou ao governador do Amazonas, Wilson Lima, a necessidade de ajustar a estratégia de transferência de pacientes para outros estados. “Ainda há pelo menos cerca de 750 pacientes graves, incluindo bebês e adultos que precisam de ajuda. Dezenove estados brasileiros já ofertaram vagas que garantem esse atendimento. A exemplo do Piauí, o que precisamos é de aeronaves que transportem pacientes e uma equipe necessária para acompanhá-los durante o deslocamento”, explicou Dias.

Foto - Reprodução/ Instagram

Em reunião com representante do Ministério da Saúde, nessa sexta-feira (15), o governador do Piauí apresentou a proposta de viabilizar leitos especiais Covid na rede pública e privada para esses pacientes, principalmente na rede filantrópica. Os estados do Acre, Pará, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já manifestaram apoio.

O Piauí recebeu nove pacientes nessa sexta, que foram transferidos para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. A previsão era de que 30 pacientes chegassem ao estado, mas a dificuldade para conseguir oxigênio inviabilizou a transferência de mais pessoas. O estado também enviou insumos como EPIs e testes para Covid-19 ao Amazonas. Wellington defende que os estados que enviarem cilindros de oxigênio, na volta dos aviões, já tragam pacientes, caso esses estados possam recebê-los.

 Fonte: Portal do Governo do Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES