Wellington Dias autoriza construção de novo campus da Uespi

Solenidade de instalação ocorreu na Prefeitura Municipal de Oeiras

O governador Wellington Dias autorizou, o início das obras do novo campus Professor Possidônio de Queiroz, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Oeiras. Durante visita ao espaço onde funcionará o novo campus, o governador também autorizou a pavimentação asfáltica do acesso ao local.

Wellington Dias fez a autorização em Oeiras, onde os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram instalados na segunda-feira, em comemoração aos 194 anos de adesão do município de Oeiras à Independência do Brasil e marcando o início das comemorações pelos 300 anos da primeira capital do Piauí.

A solenidade de instalação ocorreu na Prefeitura Municipal de Oeiras. O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, falou da necessidade da construção do novo campus para toda a região.

" O prédio que estamos hoje não contempla a expansão que queremos, pois encontra-se em um prédio tombado pelo patrimônio. Existe uma grande circulação de pessoas, causando uma deterioração e não podemos reformar. Agora, foi dado o pontapé para melhorar o atendimento da demanda acadêmica", falou reitor Nouga Cardoso..

A nova sede da Uespi de Oeiras contará com 33 salas de aula, seis laboratórios, um auditório com capacidade para 144 lugares, uma biblioteca, área administrativa, área de convivência, quatro banheiros masculinos e quatro femininos, 10 banheiros acessíveis e estacionamento com 140 vagas. O prédio será construído em um terreno de cinco hectares cedido pelo ex-deputado Mauro Tapety, que é oeirense.

A obra está orçada em mais de R$ 5 milhões, quantia referente à emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, com contra partida do Governo do Estado. A previsão é de que as obras sejam concluídas no prazo de um ano.

Assis Carvalho disse que é preciso investir em educação e dar as condições necessárias tanto para os alunos como para todo o corpo docente.

"Além dos recursos para a construção do campus, estaremos destinando investimentos para que ele seja equipado, contribuindo para que a Uespi seja uma universidade de alto nível", afirma Assis Carvalho.

O governador Wellington Dias falou da importância desse campus para a região. "Esse novo campus é importante, pois haverá a possibilidade da inclusão de novos cursos. Permitindo que os alunos de toda a região tenham também mais qualidade no ensino", disse o gestor.

Até esta terça-feira, os três Poderes funcionarão em Oeiras, quando o governador Wellington Dias cumprirá agenda de inauguração e autorização de obras e serviços para o município.

Ele também entregou lotes de terras regularizados para habitantes de Oeiras que moravam em terras públicas, mas não tinham as escrituras dos imóveis e não podiam vender ou transferir para seus herdeiros.

"Oeiras foi capital por 92 anos. Marcou por ser um polo de desenvolvimento em um país jovem, umas das mais antigas cidades emancipadas do Brasil. Até o dia 26 de dezembro deste ano, queremos fazer uma programação que marque a história desse tricentenário, inclusive compor um dia com as embaixadas de Oeiras em Portugal, da África e também com os índios que tiveram sua importância na nossa história", disse o chefe do Executivo estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho, também enalteceu a cidade de Oeiras e disse que a Alepi irá criar uma medalha única, especial pelos 300 anos do município, para homenagear homens e mulheres que contribuem para o desenvolvimento do estado.

O prefeito de Oeiras, José Raimundo Sá Lopes, falou da alegria de recepcionar todos os poderes no município. "Esse momento reafirma a importância política e histórica, assim como o compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade em diversos segmentos. Serão dois dias históricos, com ações produtivas", falou o prefeito José Raimundo Sá.

Fonte: Com informações do Efrem Ribeiro