Wellington Dias empossa 42 novos policiais penais em solenidade

Para o governador Wellington Dias, a grande responsabilidade do sistema é entregar para a sociedade pessoas ressocializadas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias deu posse a 42 novos policiais penais. A solenidade ocorreu, nesta sexta-feira (20), no Palácio de Karnak. Os novos servidores já estão aptos para atuarem pela manutenção da ordem e da disciplina de unidades penais do sistema prisional piauiense. Eles são os primeiros policiais penais do país e foram lotados para a Cadeia Pública de Altos.

Para o governador Wellington Dias, a grande responsabilidade do sistema é entregar para a sociedade pessoas ressocializadas. “São homens e mulheres muito bem qualificados pela nossa academia e que aqui assumem uma missão de servidor público para cuidar de pessoas sentenciadas, privadas de liberdade. O mais importante que eu destaco é o fato de que estamos alterando para um sistema melhor, de maneira que o objetivo principal, além de toda segurança e rotina de trabalho, é ter um processo em que ao final do período da pena a gente possa entregar à sociedade alguém melhor”, destacou o gestor.

“São 42 novos agentes para o Piauí. Eles fizeram o último curso de formação e faltava a nomeação. Serão encaminhados para a Cadeia Pública de Altos para aumentar o nível de segurança. Passarão por uma capacitação e entrarão logo na penitenciária. A presença dos novos agentes fortalece o sistema de segurança, fazendo com que os detentos permaneçam sob controle. Com isso, ganha toda a sociedade”, explicou o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson.

Para Fernando Antero, um dos agentes empossados, há uma grande expectativa. Esperamos que o sistema do Piauí avance com a inauguração da nova Cadeia de Altos e com a conclusão da primeira turma de formação que se encerra hoje. Também fica a solicitação de um novo curso de formação para que nós possamos exercer o trabalho com excelência e fazer um Piauí mais seguro. Fomos lotados na Cadeia de Altos e vamos fazer de lá o presídio mais seguro e também ser uma referência e que outros estados adotem uma postura de não apenas olhar o sistema carcerário como algo a ser escondido e punitivo, mas pelo contrário. Como algo a se avançar e procurar melhorias como a ressocialização”, disse o policial.

“Os novos agentes farão uma diferença significativa, ajudando na melhoria da unidade e de todo o sistema penitenciário. Estamos tentando implantar procedimentos por todo o estado e eles serão peças fundamentais para que isso ocorra. Atualmente, a Cadeia de Altos completará três meses de funcionamento, com mais de 400 detentos que logo serão ressocializados e os agentes atuarão nessa área também”, afirmou Antônio Vinicius Rodrigues, diretor da Cadeia de Altos.

A vice-governadora Regina Sousa também participou da solenidade. “Fiquei muito feliz de ver muitas mulheres sendo empossadas. Ao chegar ao presídio não deixar o coração do lado de fora, que lá estão seres humanos, que estão em conflitos com a lei sim, mas deverão ser tratados como humanos e possuem direitos e os policiais também são responsáveis pelas suas vidas”, disse Sousa.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES