Wellington Dias fala quais os investimentos da França no Nordeste

País europeu e nove estados nordestinos comemoraram dois anos de cooperação no dia 30 de julho.

rtuery | dry
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí e presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste, Wellington Dias participou nesta sexta-feira (30), em Recife, de um Encontro Comemorativo aos dois anos da Cooperação entre Embaixada da França no Brasil, a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Consórcio Nordeste.  Na oportunidade foram tratados os pontos principais da parceria que envolvem as Câmaras Técnicas Nordeste da Agricultura Familiar, Meio Ambiente, Água e Saneamento.

“O momento foi de avaliação do protocolo que assinamos quando estivemos na França e depois com o Ministro de relações exteriores da França,  quando aqui esteve no Brasil. O objetivo foi fazer um balanço, pois já são mais de 7,5 bilhões investidos ou em investimento na Região Nordeste em energias renováveis, nessa área relacionada ao hidrogênio verde, e também investimentos em saneamento, a exemplo de Teresina, com o cidade inteligente”, comentou Dias.

Wellington Dias fala quais os investimentos da França no Nordeste (Foto: Divulgação)

Na Câmara Nordeste de Saneamento, o Piauí desenvolve um projeto ousado junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com objetivo de universalizar a água. Ele destacou as parcerias público-privadas para o alcance dessas metas. “Já experimentamos em Teresina, com o objetivo de garantir investimento e condições de universalizar a água e esgotamento sanitário, com a captação e destinação adequada. Destaco também a perspectiva de ter um Plano Nordeste com metas diferenciadas a todos os estados, de acordo com a sua realidade”, disse o governador.

Referente à Câmara Técnica do Turismo, o objetivo é garantir investimentos em regiões que tenham o casamento de áreas de proteção ambiental com a Rota das Emoções (Ceará- Piauí – Maranhão). “Garantindo, nessa área do turismo, sustentabilidade e geração de renda, oportunidades para quem vive nessas regiões”, frisou Wellington Dias.

Na Câmara Técnica Nordeste da Agricultura, de um lado, há a produção de alimentos saudáveis, a presença cada vez mais de qualificação, uso de tecnologias, garantia de créditos e a criação de uma Fundo garantidor, que seja capaz de dar sustentabilidade. “Na relação com a França e outros países teremos parceira inclusive com a procuração e comercialização do mel, procuração de pescados com comercialização dentro e fora do Brasil”, comentou.

Na Câmara Técnica do Meio Ambiente além da estruturação do projeto aprovado para a estruturação dessa parceria com o governo americano, a França e a comunidade europeia, o Consórcio Nordeste vai organizar um evento que será realizado até o final deste ano com setor públicos e privado, empresários do Brasil e da França. “Vamos tratar de várias áreas de interesse comum, mas principalmente em relação a área ambiental e aqui ficou uma responsabilidade a organização de um fundo integrado para área ambiental Nordeste. Ou seja integração de fundos existentes em cada um dos estados para permitir que tenham um plano integrado e sustentado com recursos anualmente”, explicou Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES