Wellington Dias participa do IX Fórum Nacional dos governadores em Brasília

O objetivo da reunião é discutir pautas acerca dos riscos ao pacto federativo, abrangendo os desequilíbrios fiscais para estados e municípios e os caminhos alternativos, além da defesa da democracia e debate acerca da governança climática.

WD | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participa nesta segunda-feira (23) do IX Fórum Nacional de Governadores, o encontro ocorrerá de forma híbrida, presencial e por videoconferência, em Brasília. O objetivo da reunião é discutir pautas acerca dos riscos ao pacto federativo, abrangendo os desequilíbrios fiscais para estados e municípios e os caminhos alternativos, além da defesa da democracia e debate acerca da governança climática.

Estarão presentes de forma presencial, além de Wellington Dias, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rcoha e o governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha. De form remota participarão mais 21 governadores. O governador do Piauí irá apresentar os temas Conjuntura Atual, Defesa da Democracia e Riscos ao Pacto Federativo. O secretário da Fazenda do Piauí (Sefaz), Rafael Fonteles, também estará presente no evento, onde fará uma exposição técnica do tema, “Riscos ao Pacto Federativo”.

Governador Wellington Dias (Foto: divulgação)

“A agenda do Fórum dos Governadores é para tratar da pauta tipicamente federativa. De um lado o risco de desequilíbrio da Federação, pois largaram uma Reforma Tributária com objetivos claros: simplificação tributária, o fim da bi e tri tributação, o fim da guerra fiscal e nova política de desenvolvimento com o fundo de desenvolvimento regional, como prevê nossa Constituição Federal, o caminho para reduzir de forma ordenada e com transição responsável, das regras de tributação centrada no consumo e na folha, para caminho que outros países foram, sobre a renda e patrimônio e onde que tem mais paga mais e quem tem menos paga menos, e ainda, ganhando o Brasil melhores possibilidades na atração de investimentos e geração de empregos e ampliação da renda. E estamos no varejo, no picotado que pode até beneficiar um setor, mas quebra outro ou ainda desmantela a sustentabilidade da Federação Brasileira”, destacou Dias sobre a agenda do Fórum.

Dias também falou sobre a importância de analisar a atual conjuntura, buscando a defesa da democracia, “Vamos tratar também da conjuntura, pois independente da disputa partidária o Fórum dos Governadores defende o fortalecimento da democracia, além de respeito à Constituição e as leis e às instituições”.

No encontro também será apresentado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a pauta Governança Climática. O chefe do executivo piauiense destacou que os estados irão se unir através do Fórum para executar ações de proteção ao meio ambiente e sustentabilidade.

“Trataremos ainda do tema do compromisso do Brasil para Sustentabilidade Ambiental e devemos apreciar a formação de um Consórcio das 27 unidades da federação e para gestão de uma carteira de 9 projetos das cinco regiões do Brasil e com proteção dos principais biomas, ampliação de áreas de proteção e meta para plantio de milhões de árvores em cada Estado, prioridade nas energias limpas, saneamento, e na prioridade das prioridades investimentos na coleta e medidas adequadas para esgoto e lixo, e gestão dos recursos hídricos. Iniciando por parceria com o Governo Americano e Comunidade Europeia, integrando os povos das origens e população que vive nas regiões das florestas e principais biomas”, finaliza Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES