Wellington Dias pede que municípios mantenham decretos de isolamento

Ao saber que vários municípios planejam a revogação dos decretos para os próximos dias, o governador demonstrou preocupação.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias enviou neste sábado (02) uma mensagem à Associação Piauiense de Municípios (APPM) pedindo que os prefeitos mantenham os decretos proibindo a abertura de atividades não essenciais. Ao saber que vários municípios planejam a revogação dos decretos para os próximos dias, o governador demonstrou preocupação, pois alerta que isso pode desencadear na propagação do coronavírus e levar o sistema de saúde do Piauí ao colapso.

Na mensagem, Wellington lembra que graças ao esforço do Governo do Estado e dos municípios, o Piauí é um dos poucos estados em que há leitos disponíveis para atender aos pacientes de Covid-19.  As ações de isolamento, barreiras sanitárias, vacinação evitaram o aumento exponencial de casos, mas isso pode ser em vão caso os prefeitos autorizem a abertura do comércio e demais atividades econômicas não essenciais.

“[A abertura do comércio] vai resultar na ampliação das pessoas contaminadas em seus municípios, consequentemente, haverá mais gente precisando de vaga hospitalar e isso vai resultar em mais mortes, porque nosso sistema de saúde tem um limite”, frisou o governador, bastante preocupado.

Wellington lembrou ainda que, apesar de estar trabalhando para que o Estado consiga ter 600 leitos disponíveis para os pacientes da Covid-19, há uma carência de profissionais de saúde e isso vai dificultar que a Secretaria da Saúde alcance tal número.

“Eu sei que há pressão em cada lugar, eu também sou pressionado, mas é a vida. O decreto que prorroga o isolamento [em todo o Piauí] até o dia 21 de maio foi discutido com uma equipe técnica, com muita responsabilidade e terá avaliação semanal. Ele tem o objetivo de salvar vida”, explicou.

O governador apontou ainda que os gestores públicos de outros estados que tomaram a decisão de autorizar a abertura das lojas antes do tempo tiveram que voltar atrás, mas o ato foi sido tardio e com um custo muito grande de vidas humanas, gerando um problema político muito grave para o gestor municipal.

“Estamos aqui em sintonia com a APPM, temos dialogado e eu aqui faço esse apelo. O Ministério Público está acionando os municípios [para que não revoguem os decretos], mas acho que não precisa disso. Da forma como entramos juntos, vamos sair juntos. O tempo dirá que as medidas que tomamos vão salvar vidas. Por isso faço aqui esse apelo”, concluiu o governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES