Whindersson Nunes apoia projeto de tecnologia para transformação social

O professor Gildário Lima, fundador da Tron, conta que o povo piauiense se destaca através da tecnologia e da educação.

Whindersson Nunes e Gildário Lima | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí se destaca na área da educação e da tecnologia. Dois caminhos que se cruzam para o desenvolvimento de um povo. De olho neste rastro de desenvolvimento, o multiartista piauiense Whindersson Nunes investe na área que pode transformar a vida de milhares de jovens.

O humorista, cantor e YouTuber investe na Tron, uma start-up de robótica que busca transformar vidas através da tecnologia. "Caiu como uma luva para mim. Eu morava no sertão e as perspectivas que eu tinha na minha vida eram as mesmas. Mas a tecnologia mudou tudo. Adolescente, com acesso a internet, hoje cheguei a quem eu sou. Imagina quem tem esse acesso sempre?", questiona.

Whindersson afirma que quer mais transformação social através da web. "Minha parceria e sociedade com a Tron se dá dessa forma. Porque acredito que a tecnologia na vida da criança, do ser humano, só tende a ajudar e respaldar as pessoas para o futuro, que será todo tecnológico", acrescenta.

professor Gildário Lima, fundador da Tron, conta que o povo piauiense se destaca através da tecnologia e da educação. 

"O Piauí tem se destacado neste cenário e com muito orgulho defendemos uma metodologia que foi criada nesse ambiente, mostrando mais uma vez que a aptidão tecnológica do nosso Estado deve ser melhor explorada", considera.

Gildário conta que a startup valida o grande potencial do Piauí em educação. "Isso também soma desenvolvendo ações que nos destacam ainda mais no pódio do desenvolvimento tecnológico, gerando representação, valoração e motivação para que outros negócios e ideias possam se desenvolver", aponta.

Whindersson e Gildário Lima (Divulgação)

Tênis tecnológico para maximizar potencialidades

A educação do futuro está cada vez mais personalizada, considerando as habilidades particulares de cada aluno. Assim é possível um desenvolvimento customizado, que dinamiza e desenvolve rapidamente o saber a partir da realidade e aptidões de cada criança. "Todo indivíduo pode ser maximizado se conhecermos antecipadamente suas melhores habilidades", aponta Gildário Lima.

Gildário Lima, criador da TRON (Lucrécio Arrais)

Pensando nisso, a Tron lidera o desenvolvimento de tecnologias baseadas em neuro feedbacks e inteligência artificialcapazes de acompanhar e avaliar alunos um a um para que o modelo de educação sob medida, seja posto em prática.

A Tecnologia Neuro Tênis - NT, será a primeiras de muitas soluções a serem lançadas. "Trata-se de uma palmilha ou tênis equipados com bio sensores capazes de coletar informações sobre o desempenho motor, ritmo e outras variáveis com avaliações e gráficos que performam sobre o desempenho da criança, principalmente na primeira infância", conta.

Isso ajudará os psicopedagogos e pais no acompanhamento refinado sobre algumas habilidades dos filhos. "A tecnologia está sendo patenteada e em breve mais informações estarão à disposição", revela o professor.

Tecnologia para educação intuitiva

É muito importante que as famílias compreendam que o conceito de tecnologia mudou. A tecnologia não deve ser vista apenas como o uso de ferramentas, ela possui um papel muito fluido que se dilui cada vez mais nos hábitos e cultura. 

"Alguns termos, tais como cultura tecnológica, performance tecnológica, pensamento computacional e habilidades tecnológicas, fazem parte da construção da robótica educativa", explica Gildário Lima.

Saber interagir de maneira fluida com a tecnologia é facilitar a comunicação e conduta para o futuro tecnológico que se coloca no cotidiano. "Nesse contexto, é papel das escolas se portarem a desenvolver essas novas habilidades e é papel das famílias fomentar a construção desses conceitos com responsabilidade e coerência, pois a falta de conscientização e disposição para essas habilidades, acarreta em uma postura de mal uso da tecnologia, gerando assim efeitos negativos diversos na interação pessoas e tecnologias", aponta.

Gildário explica que a robótica educativa é o recorte dentro deste universo que se coloca com o papel de desenvolver habilidades tecnológicas gerais dentro da escola, criando a fluidez e comunicação tecnológica que fundamenta a usabilidade corrente da tecnologia. 

"Independente de você ser um engenheiro, professor, médico, químico ou qualquer outra profissão, você lidará cada vez mais em seu dia a dia com tecnologias e precisará adquirir fluidez para construção de sentido e de uma boa comunicação", pontua.

Piauí: celeiro tecnológico

O Piauí se firma como um celeiro tecnológico. "Mesmo com algumas dificuldades, atingimos bons resultados, o que leva a crer que investir em melhorias para educação do nosso Estado, é uma receita certa para nos posicionarmos com destaque, criando uma geração pautada em economia criativa colocando o Piauí no protagonismo do desenvolvimento", revela.

A Tron segue como uma start-up. "Com o recente ingresso do piauiense Whindersson Nunes, fundamentamos ainda mais o nosso protagonismo e propósito de melhorar o mundo por meio da educação, deixando claro o nosso imenso orgulho em levarmos o Piauí em nossos valores", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES