Xi Jinping é reeleito líder da China e ficará no poder por mais 5 anos

Xi Jinping foi reeleito secretário-geral do Partido Comunista Chinês para seu terceiro mandato.

Xi Jinping | Kevin Frayer/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da ChinaXi Jinping, foi reeleito secretário-geral do Partido Comunista Chinês para seu terceiro mandato. Ele ocupa o cargo desde 2013 e ficará por pelo menos mais cinco anos.

Na prática, o anúncio significa que Xi Jinping também vai assumir o posto de presidente da China pela terceira vez - o título de chefe de Estado só precisa de uma confirmação técnica em uma votação legislativa no início do próximo ano.

Xi Jinping foi reeleito secretário-geral do Partido Comunista Chinês| Kevin Frayer/Getty Images 

O resultado do congresso do partido consolidou Xi Jinping, de 69 anos, como o líder mais poderoso da China desde o primeiro chefe da era comunista, Mao Tsé-Tung, que morreu em 1976.

Como era esperado, foi anunciado que Xi também vai acumular o cargo de presidente da Comissão Militar Central - o que significa que ele é o comandante encarregado do Exército de Libertação Popular da China.

Pronunciamento

Depois do anúncio, Xi fez um pronunciamento à imprensa para apresentar sua nova equipe de governo. O discurso também ofereceu uma pista importante sobre a direção em que o mandatário pode conduzir a China - há um medo crescente de que o país esteja se fechando para a economia mundial.

"A China não pode se desenvolver sem o mundo, e o mundo também precisa da China", disse o presidente. "Após mais de 40 anos de esforços incansáveis para reforma e abertura, criamos dois milagres: rápido desenvolvimento econômico e estabilidade social de longo prazo."

Ele afirmou que o país vai continuar a construir uma sociedade socialista moderna, "um grande, mas enorme empreendimento... A enormidade é o que torna a China infinitamente gloriosa".

Governo sem mulheres

A lista com os 24 membros do Politburo - o comitê central do governo chinês foi divulgada pelo líder chinês e desta vez, não há nenhuma mulher no novo Politburo. Sun Chunlan, vice-premiê do Conselho de Estado com décadas de experiência, era a única no último comitê, mas, aos 72 anos, ela precisou se aposentar.

Como tal, havia a expectativa de que algumas candidatas poderiam herdar seu lugar. No entanto, nenhuma foi alçada ao posto.

Autoritarismo

O anúncio do terceiro mandato de Xi Jinping ocorreu um dia depois do ex-presidente Hu Jintao ter sido retirado da reunião do partido em circunstâncias misteriosas.

Jintao, que governou o país de 2003 a 2013, foi convidado a se retirar do palco onde acontecia a conferência aparentemente contra sua vontade. Ele estava ao lado de Xi Jinping.

Especula-se que a retirada do ex-líder pode ter acontecido por conta de sua saúde frágil. Mas também há quem diga que a saída significa uma forma de deixar clara a diferença de postura dos dois governantes.

Enquanto Hu Jintao é conhecido por ter governado de maneira mais coletiva e aberta, Xi Jinping é visto como uma figura mais centralizadora e implacável com opositores.

Com informações da BBC



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES