Zelensky exige liberdade de prefeito sequestrado; Rússia não se pronunciou

Na sexta-feira (11), Federov foi visto por câmeras da CCTV, a rede de TV chinesa, sendo levado por soldados russos para fora da prefeitura

Zelensky exige liberdade de prefeito sequestrado; Rússia não se pronunciou | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, exigiu neste sábado (12) que a Rússia liberte imediatamente o prefeito de Meliotopol, cidade no sul do país. Em novo vídeo gravado em Kiev, o líder ucraniano acusou tropas russas de terem sequestrado o prefeito Ivan Fedorov.

Na sexta-feira (11), Federov foi visto por câmeras da CCTV, a rede de TV chinesa, sendo levado por soldados russos para fora da prefeitura. Não há notícias de seu paradeiro, e a Rússia não se pronunciou até agora sobre o caso.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Imagem: Reprodução/YouTube

Ele contou que está tratando do caso com os líderes da França e da Alemanha.

"Nossa única exigência é liberá-lo imediatamente", disse.

Ele também incentivou que ucranianos sigam resistindo e disse que há mais de 2 mil pessoas concentradas em uma praça de Melitopol para defender a cidade. "Esta é uma guerra do povo", afirmou.

Europeus protestam em Florença, e Zelensky discursa por meio de telão

Manifestantes saíram às ruas em Florença, na Itália, este sábado (12) em protesto contra as ofensivas russas na Ucrânia. Centenas de pessoas pediram o fim da guerra na região central da cidade.

Zelensky fala à manifestantes em Florença por meio de um telão (Foto: Reuters ) 

No ato, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falou aos manifestantes por meio de um vídeo exibido em um telão montado na praça de Santa Croce.

Rússia bombardeia mesquita que servia de abrigo em Mariupol, diz Ucrânia

A Rússia bombardeou uma mesquita que estava sendo usada como abrigo para 80 pessoas na cidade de Mariupol. A informação foi divulgada neste sábado (12) pelo governo da Ucrânia, que afirmou também haver muitas crianças no local alvejado.

Ainda não há notícias sobre mortos e feridos na mesquita de Mariupol, que está há 11 dias sitiada. Em posição estratégica, no sul do país, a cidade portuária foi cercada por tropas russas, e moradores não conseguem sair desde então, segundo o governo ucraniano. A Organização das Nações Unidas disse que a situação no local é crítica, com falta de comida e energia em meio a uma intensa onda de frio.

O governo da Rússia nega que esteja atacando civis e alega que todos os alvos de bombardeios são militares.

Rússia ataca base aérea e depósito de munição perto da capital Kiev

Ataques com foguetes russos destruíram uma base aérea ucraniana perto da cidade de Vasylkiv, na região de Kiev, na manhã de sábado (12), disse a agência Interfax Ucrânia, segundo o prefeito local. Os ataques com foguetes também atingiram um depósito de munição, afirmou a prefeita de Vasylkiv, Natalia Balasynovych.

Armazém é visto em chamas após o bombardeio na região de Kiev - Foto: Reuters 

A sirene que reporta ataques aéreos foi acionada na capital ucraniana durante a madrugada do país.

A rede britânica BBC informou que alguns repórteres que estão na região ouviram bombardeios pesados na última meia hora.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES