Zona Norte concentra 33% dos homicídios

Região é uma das mais violentas da cidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

João Marce

A zona Norte de Teresina chega a registrar 33% dos homicídios de toda a capital piauiense, segundo dados registrados no relatório de indicadores da criminalidade da Secretaria de Segurança Pública. Seja por latrocínio, acerto de contas ou enfrentamento de membros de grupos criminosos rivais, a  região é uma das mais violentas da cidade. Segundo o delegado Francisco Costa, conhecido como Bareta, responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a falta de trabalhos de assistência social em comunidades pobres da região é um dos fatores determinantes para essa realidade.

“No ano passado, nós tivemos um número muito alto de ocorrências nessa região norte. Devido a isso, fizemos um planejamento que será operacionalizado juntamente à Polícia Militar para manter uma vigilância e presença mais eficiente naquela área. É uma região onde ainda são muito presentes as bocas de fumo, tráfico de drogas e brigas de gangues e tudo isso reforça a violência nessa área”, fala o delegado Bareta.

Outro ponto que ele destaca como fator que reforça a violência na região Norte é a presença de vilas e assentamentos onde ainda não existe um acompanhamento efetivo do poder público, o que possibilita o surgimento de áreas com crimes. “Essas vilas só são visitadas em épocas de eleições, com promessas, mas não existe um trabalho de assistência voltado para a educação, profissionalização, geração de emprego e renda para as pessoas dessas vilas. Somente a repressão policial não irá resolver o problema", aponta o delegado.

Bareta aponta ainda que a zona Sul também apresenta índices elevados de homicídio e violência. "Caso a gente faça um comparativo dos números da zona Norte e zona Sul, eles se assemelham, e se formos comparar os motivos desses casos, ai é que a semelhança é percebida mesmo".

A progressão criminosa também é frisada pelo delegado. "Temos criminosos que são detidos e já voltam para a sociedade praticando o crime. Nós já levamos um pedido para outras instituições, como o Ministério Público, para trazer um trabalho conjunto para fortalecer a segurança para a população".

Videomonitoramento

Na última quarta-feira (16), o sistema de videomonitoramento do Lagoas do Norte foi reativado pela Secretaria de Segurança (SSP-PI). No total, são 26 câmeras, orçadas em R$ 1 milhão. As imagens capturadas pelas câmeras são enviadas para um ônibus estacionado no local, que contará com a presença de dois policiais militares e dois guardas municipais. Além disso, o sistema contará com o apoio de policiamento ostensivo, que possibilitará uma resposta rápida e efetiva sempre que necessário. O objetivo é reduzir o índice e manter a região mais segura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES