mais

Zona rural supera cobertura de vacinação

Primeira etapa da zona rural atendeu as zonas Norte e Leste, vacinando 12.194 cães e gatos

A primeira etapa rural de vacinação contra raiva em cães e gatos aconteceu no último dia 19, nos povoados das zonas Norte e Leste. Ao todo, 12.194 cães e gatos foram vacinados, o que corresponde a 103,09% da meta de 11.829 animais.

Foram 8.899 cães vacinados nas 100 localidades visitadas pelos técnicos da gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o que corresponde a 99,1% da meta. Já a imunização dos gatos alcançou uma porcentagem ainda maior: 115,65%, o que corresponde a 3.295 animais imunizados contra a raiva.

Zona rural supera cobertura de vacinação - Imagem 1

A etapa rural continua neste sábado (26), contemplando os povoados das zonas Sul e Sudeste. “Solicitamos que todos os responsáveis, principalmente de sítios, prendam seus animais para que, no momento que as equipes de vacinação passem por essas propriedades, eles possam receber a vacina”, diz a gerente Oriana Bezerra.

“A vacinação serve para a proteção dos animais e das pessoas que convivem com eles. Principalmente tratando-se de zona rural, onde também temos animais silvestres que habitam naturalmente essas localidades”, completa a gerente.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol.

A etapa urbana de vacinação contra a raiva foi concluída no último dia 5 de outubro. Foi vacinado um total de 120.433 cães e gatos, o que corresponde a 97% do total de 124.164 animais estimados para as zonas urbanas da capital. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 80% do número total de cães deve ser imunizado.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011, em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail