Zoobotânico recebe quatro ursos siberianos que foram apreendidos pelo Ibama em circo

A área de cambiamento é composta de repartimentos onde os ursos poderão descansar sob a sombra

Zoobotanico vai receber quatro ursos | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De uma jaula que já percorreu boa parte da América Latina para um dos melhores recintos do país especialmente projetado para acolher os animais. Esta foi a trajetória de quatro ursos siberianos que foram apreendidos pelo Ibama em um circo que estava na cidade de Quatipuru, no Pará (a cerca de 200km de Belém) e trazidos para o Zoobotânico de Teresina, com quem tem parceria, nesta semana.

O macho Mischa e as fêmeas Kátia, Ira e Mascha, trazidos filhotes da Rússia, agora vão ter um lugar melhor para viver do que a cela no caminhão onde cresceram e viveram por aproximadamente 20 anos e de onde saíam apenas para fazer shows no picadeiro, entretendo público de países como Chile, Argentina e Paraguai.

Segundo o professor José Renato Uchôa, gerente do Parque Zoobotânico, Mischa e duas fêmeas passarão a morar em Teresina enquanto a outra ursa será levada para o Ceará, após se recuperar no Piauí. ?Aqui eles ficarão em um espaço infinitamente melhor do que uma jaula de circo. Os ursos terão um recinto apropriado com uma área de cambiamento e maternidade de 200m² e um local onde ficarão expostos de 400m²?, pontua.

A área de cambiamento é composta de repartimentos onde os ursos poderão descansar sob a sombra, serem alimentados, cuidados, medicados, e, como está sendo utilizada agora, passar por um período de adaptação. Já o local onde estes animais estarão visíveis ao público possui um novo conceito onde as grades foram abolidas e haverá inclusive uma área com um vidro blindado onde todos poderão ver os ursos mais de perto, porém com toda a segurança.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira, explica que o novo recinto dos ursos do Zoobotânico é uma obra que faz parte do Plano Diretor que transformará o Parque em Bioparque. ?Com certeza será o melhor recinto de ursos do Brasil. A expectativa é que possamos entregá-lo no final deste mês juntamente com o lago que possuem ilhas, novos recintos dos primatas?, pontua.

Além destes dois novos espaços, que devem atender a 35 animais dos aproximadamente 160 do Zoobotânico, segundo cálculos de José Renato Uchôa, também será inaugurada uma trilha ecológica, mas muitas coisas ainda estão por vir. ?No projeto do Bioparque ainda estão previstos recintos para pingüins, espaços para a prática de arborismos, entre outras novidades. Estamos agora buscando os recursos para poder implementá-las?, diz o secretário Dalton Macambira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES