Zoonoses intensifica ação de vacinação na zona rural de Teresina

. A campanha teve sua meta alcançada, com resultado parcial de 80%

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante todo sábado (17), cerca de 10 equipes intensificaram a ação de vacinação antirrábica nas zonas rurais de Teresina. As equipes da Fundação Municipal de Saúde percorreram ao todo cerca de 37 localidades.

Diferente da ação desenvolvida na zona urbana, em vez dos donos dos animais levarem seus bichinhos até os postos, na zona rural, acontece o inverso. Os profissionais se deslocam até as residências, uma vez que existe uma distância considerável entre uma casa e outra. Essa é a segunda etapa da vacinação antirrábica.

As primeiras localidades atendidas foram os povoados Alegria, Chapadinha Sul, Cerâmica Cil e Altamira, nas zonais rurais sul e sudeste da cidade. De acordo com o veterinário Geraldo Aguiar, as famílias estavam receptivas com seus cães e gatos. “As famílias deixaram seus animais em casa e esperaram pelo atendimento por isso foi fácil. Algumas equipes finalizaram o serviço às 11:00 da manhã porque houve essa facilidade por parte dos donos dos animais”, conta.

A etapa urbana teve seu dia D no último 03 de dezembro, com reforços em alguns bairros nas semanas seguintes. A campanha teve sua meta alcançada, com resultado parcial de 80,36% de cobertura vacinal no dia D da zona urbana. Foram 264 postos em toda a cidade, que imunizaram 94.442 cães e gatos. A expectativa é que, com a ação na zona rural, esse número cresça.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES