ZPE do Piauí inicia operações com embarque de 20t de cera de carnaúba

A última vez que esse fato ocorreu no Piauí foi na década de 1950, quando ainda existia a alfândega do Porto das Barcas, em Parnaíba

ZPE do Piauí inicia operações com embarque de 20t de cera de carnaúba | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE Piauí) fez história mais uma vez ao concluir, na tarde desta segunda-feira (21), o último ciclo que faltava no seu processo de alfandegamento, com a realização do primeiro despacho aduaneiro de produto industrializado no local. Um contêiner contendo 20 toneladas de cera de carnaúba, da indústria Agrocera, completou todo o processo de fiscalização dentro da Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da ZPE e iniciou o seu trânsito internacional com destino ao Porto de Pecém (Ceará), de onde seguirá para a Espanha. 

ZPE do Piauí inicia operações com embarque de 20t de cera de carnaúba - Foto: Ascom

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, classificou o momento de histórico, pois, segundo ele, reflete o resgate do processamento de exportação em território piauiense. A última vez que esse fato ocorreu no Piauí foi na década de 1950, quando ainda existia a alfândega do Porto das Barcas, em Parnaíba. “Há várias décadas o Piauí espera por um equipamento como esse, concretizado graças ao esforço do ex-governador Wellington Dias, da governadora Regina Sousa e do governador eleito Rafael Fonteles, que, quando secretário estadual da Fazenda, idealizou a instalação da ZPE do Piauí”, explicou Victor Hugo. 

O presidente da ZPE Piauí, Paulo Cardoso, disse que o embarque aduaneiro do primeiro contêiner é o momento mais importante de toda a trajetória da área de livre comércio piauiense, marcando o início de uma nova etapa da economia do Estado, agora mais conectada com o comércio exterior.

Pioneiro na ZPE, o empresário Marcelo Sombra, empreendedor da Agrocera, celebrou o início das atividades da Área de Despacho Aduaneiro da ZPE Piauí. “O processo de embarque ganha mais celeridade e, com isso, a nossa empresa fica mais ágil e mais forte, podendo repassar mais benefícios para a cadeia produtiva da cera de carnaúba”, disse.

Antes do funcionamento da ADA da ZPE, a empresa de Marcelo Sombra utilizava a alfândega do Porto do Pecém para despachar a cera produzida na ZPE do Piauí.

ZPE do Piauí inicia operações com embarque de 20t de cera de carnaúba

No contexto dos incentivos governamentais, o ciclo também se completou para as empresas exportadoras. “Um dos principais efeitos do início das operações aduaneiras é que as empresas aqui instaladas começam a gozar dos benefícios tributários previstos no novo Marco Legal das ZPEs, sendo a alíquota zero nas exportações um dos principais”, explicou Paulo Cardoso.

Por meio das redes sociais, o governador eleito Rafael Fonteles comemorou no domingo o início das operações aduaneiras da ZPE. "É um fato que nos orgulha e merece ser comemorado, porque abre enormes possibilidades de atração de empresas e investimentos para nosso Estado e perspectivas de novos negócios e oportunidades de trabalho, emprego e renda para os piauienses", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES