Estudantes da Rede M. de E. participam da avaliação de fluência em leitura

Estudantes da rede municipal de ensino participam da avaliação de fluência em leitura

Prova da fluência em leitura | Fernando Rocha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 80 estudantes do 2º ano do ensino fundamental de Agricolândia estão fazendo um teste para avaliar qual o grau de leitura que possuem. O exame aconteceu na Unidade escolar Evaristo Reis, durante a pandemia os professores de língua portuguesa puderam perceber uma maior dificuldade dos alunos para ler e interpretar texto, chamada de Avaliação da Fluência em Leitura, a prova tem como objetivo identificar as principais dificuldades dos pequenos, para que seja possível desenvolver ações que reforcem o processo de alfabetização.

Essa iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto aos municípios que aderiram ao Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).

O teste é feito de forma individual e, geralmente, dura menos de 10 minutos. Em sala de aula, o aluno precisa ler palavras e trechos de textos ao lado de um professor, que gravará o seu desempenho em um aplicativo de celular. “Após a realização do teste, o próprio sistema analisa alguns critérios, como fluidez e capacidade de interpretação de texto”, informou.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola Suzana Alencar, apos avaliação de fluência e a partir dos resultados, é possível que projetos de reforço, formação de professores e extensão da carga horária dos estudantes sejam implantados até 2022.

É importante que os alunos venham para fazer o teste. Caso tenha alguma dificuldade, a escola vai ajudá-lo”.

Essa medida é fundamental para diminuir a defasagem no aprendizado, em parte provocada pelo ensino remoto.

O prejuízo é incalculável, teremos péssimos índices de leitura nos próximos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES