Homem que fez o primeiro transplante total de rosto do mundo mostra o resultado

Homem que fez o primeiro transplante total de rosto do mundo mostra o resultado

1º TRASPLANTE TOTAL DE ROSTO | Maurício Alves
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O espanhol de 22 anos conhecido apenas como Oscar, que passou pelo primeiro transplante total de rosto do mundo, teve alta médica e apareceu nesta segunda-feira (26) em frente às câmeras pela primeira vez após a cirurgia realizada em março deste ano.

Durante uma conferência no hospital em que foi operado, o homem apareceu ao lado de sua irmã, que revelou que Oscar consegue sentir o seu rosto e está reaprendendo a falar.

A moça disse ainda que seu irmão vai voltar a curtir bons momentos da vida como comer junto de sua família, que agradece à equipe médica pelo bom trabalho realizado.

A operação foi feita do hospital Vall d?Hebron, em Barcelona, e mobilizou 30 pessoas durante aproximadamente 22 horas.

O paciente teve transplantada toda a pele e músculos da face, o nariz, os lábios, o maxilar superior, todos os dentes, o palato, os ossos da maçã do rosto e a mandíbula, segundo o hospital.

O rosto de Oscar ficou deformado após um acidente que aconteceu há cinco anos. Ele não conseguia engolir, respirar ou falar normalmente. O paciente não vai herdar a aparência da pessoa responsável pela doação, um homem que morreu em um acidente de carro, e terá que tomar uma série de remédios para o resto da vida.

Segundo Joan Pere Barret, o chefe do serviço de cirugia plástica, disse que o paciente já ganhou sensibilidade em grande parte de seu novo rosto e está recuperando a mobilidade da musculatura, embora ainda não feche totalmente os olhos ou a boca.

Oscar deverá seguir controles clínicos e sessões de fisioterapia, logopedia e terapia facial até que recupere totalmente a mobilidade do rosto. A previsão é que faça isso durante os 12 ou 18 meses posteriores à operação.

Há chance de que o organismo de Oscar rejeite o transplante, mas ele passará por acompanhamento médico constante.

Com o de Barcelona, já foram realizados 11 transplantes de rosto no mundo, na França, Estados Unidos, China e Espanha. O primeiro aconteceu na França em 2005.

Fonte: R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES