Água Branca cria Comissão para implantação de nova Lei de Licitação

O município de Água Branca-PI criou, com o Decreto nº 40, de 25 de agosto de 2022, e publicado no dia 26 de agosto de 2022, no Diário Oficial dos Municípios.

| Jansen Fotos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Água Branca-PI criou, com o Decreto nº 40, de 25 de agosto de 2022, e publicado no dia 26 de agosto de 2022, no Diário Oficial dos Municípios, a Comissão para Implantação da Lei nº 14.133/2021. 

 

A nova lei de licitações é o novo marco regulatório das contratações públicas do Brasil, a qual requer que alguns pontos sejam devidamente regulamentados pelos entes federativos, incluindo os municípios. 

 

Segundo o advogado e assessor jurídico da Prefeitura de Água Branca-PI, Dr. Alexandre de Almeida Martins Lima, com experiência em contratações públicas há mais de 15 (quinze) anos, "torna-se inviável a aplicação da nova lei de licitações se não houver, por parte dos entes federativos, a devida regulamentação. Note-se que a nova lei fala na palavra 'regulamento' por 54 (cinquenta e quatro) vezes, e isso não é à toa. O gestor que não promover a devida regulamentação da nova lei de licitações antes de sua aplicação ou que a regulamentar posteriormente à sua aplicação, poderá responder junto aos órgãos de controle por omissão". 

 

O prefeito Júnior Ribeiro ressalta que, "o objetivo da implantação da Comissão de Implantação da Lei nº 14.133/21 é fazer a transição da antiga para a atual lei de licitações de forma segura, pois foi nomeada uma comissão multidisciplinar para esse mister, a qual dará ênfase à elaboração de material técnico-jurídico no que diz respeito aos aspectos do planejamento das contratações, da governança, da seleção de fornecedores, gestão e fiscalização contratual". 

 

Ressaltamos que, a partir de 31 de março de 2023, não mais estarão vigentes as Leis de Licitações anteriores, como a Lei nº 8.666/93, a Lei nº 10.520/02, a Lei nº 12.462/11 e seus respectivos regulamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES