Encontro de Astronomia reúne comunidade escolar Água Branca

Encontro de Astronomia reúne comunidade escolar Água Branca

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (23), aconteceu a abertura do I Encontro Regional de Astronomia de Água Branca (EREA), evento que segue até o dia 25 de abril e conta com palestras e oficinas em sua programação. O EREA faz parte das ações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e é realizado em Água Branca com o apoio da Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O encontro tem como objetivo colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física. Estão participando alunos das redes municipal, estadual e privada da cidade de Água Branca e de municípios da região.

Durante a abertura, professores, alunos, comunidade escolar e autoridades participaram de uma palestra inicial, sobre a importância e objetivo do evento. Na manhã de segunda-feira ainda aconteceram as primeiras visitas ao planetário, montado pela equipe nacional do EREA, que vai auxiliar o ensino durante as atividades do evento.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, ressalta a importância do evento para a Educação do município. “Água Branca foi o município piauiense que recebeu a maior quantidade de medalhas de ouro na última edição da OBA e este evento vai estimular ainda mais nossos alunos no aprendizado do tema, além de capacitar nossos professores e ampliar as possibilidades de aprendizagem, por meio das oficinas, palestras e da visita ao planetário”, avalia.

O coordenador nacional do EREA, o astrônomo João Batista Canalle, também falou sobre a quantidade de medalhas conquistadas pelos alunos de Água Branca na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Isso demonstra que o município tem uma boa estrutura administrativa, em particular no que diz respeito à Educação, e promove o incentivo à participação dos alunos em Olimpíadas do Conhecimento”, diz.

O astrônomo ressalta, ainda, que as visitas ao planetário vão contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. “O objetivo principal do planetário é encantar as pessoas. Através dele, os visitantes podem ver um céu sem poluição atmosférica e de luzes artificiais. Essas visitas vão ajudar na capacitação dos professores, que vão poder aprender mais sobre o reconhecimento do céu. Por meio das visitas, que duram de 20 a 30 minutos, as pessoas vão ter um céu ideal, nossos planetaristas vão mostrar as constelações, os planetas, vão dar um zoom na lua, zoom em Marte, zoom as luas de saturno girando em torno dele, vão dar um zoom numa galáxia. Então elas se transformam em astronautas, que vão viajar pelo espaço através do planetário”, afirma.

A secretária municipal de Educação de Água Branca, Cleidimar Tavares, comemora a realização do evento no município. “É um prazer receber esse evento, que inclui o trabalho que nós já vínhamos executando em estimular a participação dos nossos alunos em Olimpíadas do Conhecimento. Nós temos a consciência que o EREA vai melhorar ainda mais os resultados que nós temos na nossa rede de ensino, assim como das redes estadual e particular e dos municípios circunvizinhos, que também participam do evento. Nossa expectativa é que os nossos professores e alunos possam ampliar ainda mais os conhecimentos e aplicar isso na sala de aula e vida escolar”, frisa.

Estiveram presentes na abertura do EREA, além do prefeito Jonas Moura, o vice-prefeito de Água Branca, Raimundo Nem; o vereador Ivon Lendl; Padre Francimilson; a coordenadora da OBA em Água Branca, Neyla Siqueira; o prefeito de Santo Antônio dos Milagres e presidente da AMPAR, Dr. Adalberto Filho; prefeito de Agricolândia, Walter Alencar; assim como representantes dos municípios de Teresina, Barras, Olho D’Água, Lagoinha, Hugo Napoleão e Bom Jesus, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES