ASA realiza I Exposição Saúde na Escola

ASA realiza I Exposição Saúde na Escola

O evento foi enriquecido com as palestras das enfermeiras Kélia Ramos e Rayara Carvalho sobra Infecções Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na Adolescência. | Francisco Silva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Unidade Escolar Estadual Antonia de Sousa Alencar (ASA), realizou nesta sexta-feira (1) a I Exposição Saúde na Escola. O evento, conduzido pela professora de Biologia Janaína Rodrigues, com o apoio da direção, coordenação, corpo docente e demais funcionários, envolveu todos os alunos da unidade.

Com muita criatividade, os estudantes apresentaram em sala de aula o resultado de suas próprias pesquisas sobre temas atuais ou de extrema importância dentre os jovens: drogas (1º ano A e B), hanseníase (1º ano B), tabagismo (2º ano C), doenças sexualmente transmissíveis (3º ano A), gravidez na adolescência (3º ano B) e o perigoso Aedes Aegypti (2º ano A).

Para os organizadores, como o Coordenador José Sabino e a Inspetora de Ensino Virgínia Célia, este tipo de realização facilita a absorção dos assuntos trabalhados dentre os jovens, pois os coloca como participantes ativos e agentes transmissores de informações importantes.

Segundo a professora Janaína Rodrigues, é uma oportunidade de oferecer aos alunos uma formação eficiente e um ensino realmente de qualidade.

O evento contou com a participação das enfermeiras Kélia Ramos e Rayara Carvalho, as quais ministraram palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Gravidez na Adolescência.

A Enfermeira Kélia Ramos destacou as características das principais IST’s, lembrando sua forma de transmissão e trazendo aos jovens os métodos de prevenção e os tratamentos disponibilizados na Unidade Básica de Saúde do município de Alegrete. Ela esclareceu a necessidade de exames periódicos, mas enfatizou, sobretudo, o único método de fato preventivo e seguro contra a transmissão de IST’s: o uso do preservativo, seja masculino ou feminino.

Em seguida foi a vez da Enfermeira Rayara Carvalho, que ministrou uma palestra sobre Gravidez na Adolescência. Ela esclareceu os pontos que influenciam na gravidez precoce e expos os diversos métodos contraceptivos, ressaltando que a maioria está disponível na Unidade Básica de Saúde do município, sendo de acesso a todos. Assuntos como planejamento familiar e aborto também foram abordados na palestra que foi encerrada com um vídeo sobre o tema.

A I Exposição Saúde na Escola da Unidade Escolar Estadual Antonia de Sousa Alencar foi fechada com talentosos alunos do ASA em uma apresentação musical de uma paródia contra o tabagismo, construída em cima da melodia da música “Flor e beija-flor” dos cantores sertanejos Henrique e Juliano.

Confira as fotos!

Fotos: Francisco Silva



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES