MJM encerra etapas das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática

MJM encerra etapas das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática

A Unidade Escolar MJM certificou os alunos nesta etapa local da Olimpíada | Francisco Silva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Unidade Escolar Municipal Maria Juceneuda Maia, que possui turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, realizou nesta quarta-feira (24) a culminância da etapa local da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que é uma realização do Ministério da Educação e da Fundação Itaú em parceria com as escolas dos municípios e estados de todo país.

A 5ª edição do concurso foi iniciada no dia 25 de fevereiro e teve sua etapa local encerrada nesse mês de agosto, quando selecionados a nível municipal os melhores textos das seguintes categorias: Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; e Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental.

Desde o início até a presente etapa, os alunos junto aos seus professores de língua portuguesa, participaram de diversas oficinas envolvendo leitura, pesquisas em livros e sites além de visitas a museus etc, seguindo as sugestões que a Olimpíada propõe.

A culminância do evento se deu no intuito de valorizar o conhecimento teórico e prático desencadeado nos alunos durante todo processo de preparo para elaboração dos textos. Na realização da mesma houve a exposição do material textual produzido, de objetos antigos, documentários sobre importantes personalidades locais (Jovelino, Pedro Cazé e Maria Juceneuda Maia), desfile e oficina com o tema “Desbravadores de Alegrete”.

Na oportunidade os alunos vencedores da etapa local foram anunciados e os participantes e classificados obtiveram certificação, que segundo a coordenação da escola, serve para incentivar cada vez mais o envolvimento dos alunos neste tipo de realização.

Os estudantes classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Púbicas 2016 (OBMEP), também receberam certificado e aguardam pela prova a ser realizada no dia 10 de setembro na Unidade Escolar Estadual Antonia de Sousa Alencar. O resultado será divulgado somente no dia 30 de novembro. A OBMEP premia todos os classificados segundo suas pontuações. Os alunos participantes também tiveram o acompanhamento de seus professores que desenvolveram, durante todo o ano, questões oferecidas no bando de dados da Olimpíada para preparar os estudantes para as provas da referida Olimpíada.

Para a coordenadora pedagógica do MJM, Leoneide Ramos, ambas Olimpíadas são de grande importância para a comunidade escolar, pois promovem o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos em cada segmento textual da língua portuguesa, bem como em cada conteúdo de matemática, através dos estímulos dados pela premiação para quem classifica-se/ganha nas etapas. Além de oferecer aos professores a oportunidade de aperfeiçoarem suas metodologias e de serem também valorizados. Ela lembrou ainda a necessidade do domínio das disciplinas de português e matemática, destacando-as como a base de todo aprendizado.

Confira os vencedores da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa orientados pelas professoras Liduina, Maria José e Maysa:

Crônica: Pablo Kauan Pereira Dias 9º Ano B; Poema: Maria Nádia Conceição de Sousa 6º Ano A; e Memória: Sthefany da Silva 8º Ano A.

Confira a lista dos alunos classificados para a segunda etapa da OBMEP, orientados pelos professores José Sabino, Socorro Oliveira, Isadora Alencar, Rosangela Gomes e Adriano Santos:

Nível 1 (6º ANO): Adriano Oliveira Silva; Jonas Domingos da Silva; Kariny da Silva Alencar; Marcio Fabiano Ramos de Carvalho; e Vitoria Maria Ramos Alencar. Nível 1 (7º ANO): Francisco Arthur Alencar Lopes; Francisco Wesley de Araujo de Jesus; Jose Victor Araujo Alencar Rodrigues; Luisa Elvira da Silva; Railandia Ceneilda de Jesus Sousa; Rogerio da Silva Rodrigues; e Simara Higina Bezerra da Silva. Nível 2 (8º ANO): Carla Carvalho de Oliveira; Carlos Daniel de Carvalho Oliveira; Lavinnya Rayssa Oliveira da Silva; Maria Eduarda da Silva Marques; Pedro Cicero da Silva; Raimundo Nonato de Araujo Silva; Rayane Maria da Silva; e Sergio Manoel Delfino. Nível 2 (9º ANO): Aaron Vinicius Maia Sobrinho; Francisca de Sousa Carvalho; Iza Costa da Silva; e Jardel Alencar de Jesus.

Confira as fotos:

Fotos: Francisco Silva



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES