Altos inaugura UTI móvel

Altos inaugura UTI móvel

Patr´ | Luis Jr e Fernando P
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura de Altos iniciou, nesta segunda-feira, o funcionamento da USA (Unidade de Saúde Avançada), popularmente chamada de UTI móvel. Uma solenidade com a presença de autoridades municipais, profissionais da saúde e populares entregou para a população mais este serviço.

Além de estar equipada com o que há de mais moderno em aparelhos para urgências, esta ambulância funciona com uma equipe de plantão envolvendo ao todo, por semana, sete médicos e a mesma quantidade de enfermeiros e condutores. É um investimento de 80 mil mensais na saúde municipal, fora o custo da manutenção e medicamentos.

Até ontem quem precisava dos serviços do SAMU só podia contar com a unidade básica, uma ambulância mais simples. Mesmo assim - sem toda a estrutura do novo serviço ? o SAMU de Altos registrava uma média mensal de 60 atendimentos, um número significativo.

Com a nova ambulância, o paciente vai dispor de equipamentos como o desfibrilador e balão de oxigênio, ambos importantíssimo em casos de parada cardiorrespiratória. O acesso a estes aparelhos já na ambulância faz, em muitos casos, a diferença entre a vida e a morte.

Em um rápido discurso, a prefeita Patrícia Leal lembrou a todos da situação de abandono e sucateamento em que encontrou o SAMU local. Localizada anteriormente dentro de um conjunto residencial ? o que por si só dificulta um atendimento emergencial - a sede do serviço não tinha a mínima condição de funcionar. ?As ambulâncias eram lavadas, às vezes com sangue e tudo, num local que não tinha dique nem fossa séptica. Por isto trouxemos o SAMU para este novo local. Construímos dique e esgoto para garantir as exigências sanitárias. Além disto, todas as instalações agora obedecem aos padrões do Ministério da Saúde?, disse a prefeita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES