Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Festejos de São José reúne vaqueiros de toda região em Altos

Festejos de São José reúne vaqueiros de toda região em Altos
Vaqueiros em procissão nas ruas de Altos - homenagem a S, José | Luis Jr e Fernando P
Compartilhe



Vida de vaqueiro é difícil. Tem que ser corajoso e ter espírito forte. O trabalho de cuidar de gado na caatinga é até perigoso. A proteção do gibão, parapeito, chapéu, sandálias, luvas e perneira é desconfortável, mas necessária. A imagem do vaqueiro ?acourado? - aquele com a vestimenta completa - lembra muito a de um guerreiro, um herói.

Os Festejos de Altos, que vão até quarta-feira (dia 19), homenageiam o glorioso São José: o santo que na sua humildade e com as mãos calejadas da carpintaria garantia o sustento de Cristo e sua família. Também um grande herói, só que da fé. Com tanto em comum, é natural que o Dia do Vaqueiro seja um dos principais momentos dos festejos da cidade de Altos.



A programação neste domingo começou bem cedo com um café da manhã coletivo na barra central das comemorações. Logo em seguida, foi celebrada uma missa que lotou a igreja matriz e a praça. A organização do evento instalou um telão do lado de fora para quem não conseguiu entrar no templo.



Ao meio dia, o ?almoço do vaqueiro? foi servido na Secretaria de Assistência Social do município. Vaqueiros, familiares e a comunidade foram recebidos pela prefeita Patrícia Leal em um encontro que reuniu quase duas mil pessoas. Patrícia disse que ?este é um momento muito especial na vida da cidade. São José e os vaqueiros são exemplos de integridade, determinação e fé. Para que a gente possa sempre lembrar que as dificuldades existem, mas devemos enfrentá-las.?



Durante todo o dia, houve também a apresentação de cantores como o ícone Galego Aboiador, o Roberto Carlos dos vaqueiros, como disse o seu Toinho Fiscal, membro da comissão organizadora. O ?aboio? é a manifestação artística do vaqueiro, a música usada quando toca a boiada, sertão afora.



Por volta das 16h teve início uma grande procissão, com vaqueiros a cavalo, percorrendo as principais ruas de Altos. No início da noite uma missa finalizou o dia. Com a fé renovada, os vaqueiros do município e região começam mais um ano de lutas e esperanças nas veredas do sertão, que Deus e São José os guiem.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar