Agricultura orgânica: melhor qualidade de vida

Agricultura orgânica: melhor qualidade de vida

Agricultura orgânica |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil tem toda condição de, através da agricultura orgânica, oferecer aos seus consumidores, uma melhor saúde e uma melhor qualidade de vida ? possibilitando o consumo de produtos ?limpos?, e ainda oferecer garantia de alargamento de rendas aos produtores deste segmento, e ao mesmo tempo aumentar, através da exportação, a economia do Brasil.

Confira abaixo mais um artigo enviado pelo amarantino José Augusto, Especialista em irrigação sobre agricultura orgânica:

AGRICULTURA ORGÂNICA E SEGURANÇA ALIMENTAR

No mundo de hoje existe relação intrínseca entre a agricultura e a saúde dos consumidores. Os métodos de cultivo afetam a qualidade do solo e este o equilíbrio da planta e finalmente a planta interfere na qualidade de vida do homem e do animal que dela se alimentam.

Os alimentos convencionais consumidos "in natura" apresentam freqüentemente contaminação por agrotóxicos e adubos químicos de síntese, os de origem animal são produzidos com uso intensivo de hormônios, vacinas e antibióticos além dos biocidas. Por seu lado os alimentos industrializados sofrem métodos de beneficiamento como refinação, aditivos, corantes e conservantes que, quando usados indevidamente, ocasionam sérios danos à saúde dos consumidores. A saúde só será preservada se consumirmos alimentos sadios, isentos de qualquer tipo de contaminantes químicos.

Para que se possa obter estes alimentos puros e saudáveis, o movimento orgânico no Brasil, notadamente no Sul, está especialmente voltada para a agricultura familiar que é responsável pela maior parte dos alimentos produzidos no país. Sabemos que hoje 90% da produção orgânica do Brasil é proveniente da agricultura familiar. A agricultura orgânica certamente será a base futura de uma produção familiar mais racional de alimentos, pois busca a exploração de sistemas agrícolas diversificados, economia no consumo de energia, preservação da biodiversidade, maior densidade de áreas verdes, tudo isto contribuindo para manter a paisagem mais humana.

O sistema familiar de produção orgânica se enquadra no conceito da ciência da agroecologia e qualidade de vida com abordagem de prevenção de doenças dentro de um enfoque altamente social e ambiental. Feita esta análise inicial entramos na questão de segurança alimentar, visto que a melhor opção para a produção de um alimento seguro está estritamente ligado à produção familiar orgânica. O alimento orgânico tem mais vitaminas e sais minerais, pois provém de um solo mais rico e equilibrado em todos os nutrientes. Contém maior teor de matéria seca, tendo por isso maior valor nutricional. É mais saboroso, pois mantém os ácidos orgânicos não nitrogenados, especialmente em frutas e hortaliças consumidas "in natura".

Hoje já são mais de 120 países produzindo alimentos orgânicos, gerando renda bruta superior a 25 bilhões de dólares. No Brasil já chegamos a 300.000 hectares plantados, sendo que o Paraná é o estado que mais cresce em termos de produção, visto que nas últimas seis safras este crescimento foi superior a 1.000% , e a produção na safra 2007/2008 deverá ser superior a 75.000 toneladas. No entanto, a quantidade produzida ainda é insuficiente para garantir a alimentação segura a toda a população. Os preços ainda são distorcidos, quando o consumidor adquire produtos orgânicos, por exemplo, em supermercados onde a diferença entre o preço recebido pelo produtor e o preço praticado neste canal de comercialização varia de 100 a 300%. Em média o produtor orgânico recebe pelo produto 20 a 30% mais do que os produtos convencionais. Daí nossa recomendação de que o consumidor adquira os produtos orgânicos nas feiras de produtores, lojas especializadas em produtos orgânicos e cestas oferecidas pelo produtor diretamente ao consumidor.

Em nossa análise, quando nos referimos aos preços dos produtos orgânicos e sua acessibilidade às populações mais carentes, gostaríamos de ressaltar que o produto orgânico ao nível de produção não é caro, na verdade muitas vezes, é o produto convencional que é ofertado muito barato. A grande massa populacional brasileira tem remuneração muito aquém de suas necessidades de sobrevivência. Enfim nossas recomendações a nível de Extensão Rural, buscam aumentar o volume de produção orgânica, reduzir os custos e ofertar alimentos seguros por preços acessíveis para a maior parcela da população, procurando com o tempo atingir especialmente os mais necessitados.

José Augusto S. de Oliveira (Cabeça)

Técnico Agrícola

Especialista em Irrigação e Drenagem

Membro do INOVAGRI

Filiado a ABID



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES