Amarante, 137 anos de memória e história

Amarante, 137 anos de memória e história

Busto de Da Costa e Silva |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Amarante teve sua origem em um aldeamento de 434 índios Acaroás e Guegueses fundado pelo 2º Governador da Província do Piauí Gonçalo Lourenço Botelho de Castro em 1771/72 perto das nascentes do riacho mulato, no lugar onde hoje é a cidade de Regeneração, dando a essa ?missão? o nome de São Gonçalo de Amarante, em homenagem ao santo de seu nome.

Com opressão, massacres impiedosos e conflitos entre indígenas e colonizador tendo à frente o sanguinário Cel. João Rego uma das figuras mais sinistras da ?conquista? do Piauí que conseguiu ?a ferro e fogo? manter uma relativa paz e por volta de 1789, a aldeia já era um povoado tendo ao centro uma capela para impor com força brutal o catolicismo.

Pela Provisão Regia de 07 de setembro de 1801, foi criado o distrito e depois a freguesia, por provisão do Bispo Diocesano, D. Luis de Brito Homem, de 12 de julho de 1805 e instalada em 1806, tendo como orago, São Gonçalo de Amarante.

O município cujo território foi desmembrado de Jerumenha e Valença, criou-se pelo Decreto de 06 de julho de 1832, sendo instalado em 10 de novembro de 1833, com o nome de São Gonçalo.

Pouco a pouco às margens do rio Parnaíba, entre a barra do riacho Mulato e do rio Canindé, foi formando um pequeno povoado, que passaram a chamar de ?Porto de São Gonçalo? por ser o lugar em que as barcas, botes e canoas aportavam, trazendo mercadorias (algodão, babaçu, couro, peles, etc.), que eram transportadas para a vila de São Gonçalo em lombos de animais distante do porto 22 quilômetros.

Em 16 de julho de 1861, a vila de São Gonçalo e sede de sua Freguesia, obedecendo à Resolução nº 506, de 16 de agosto de 1860, foi transferida para o Porto que passou a se chamar Vila de São Gonçalo ou São Gonçalo de Amarante e o lugar do aldeamento, hoje Regeneração, foi reduzido a uma povoação que ficaria conhecido como São Gonçalo Velho.

A vila, que foi transferida para a margem do rio Parnaíba cresceu rapidamente em decorrência da navegação a vapor para o estabelecimento de seu comércio de importação e exportação e transforma em grande empório comercial do centro-sul do Estado.

Pela Resolução Provincial nº 734, de 04 de agosto de 1871, a vila ou Porto de São Gonçalo, teve, sua elevação à categoria de cidade com o nome de Amarante em homenagem à cidade portuguesa.

Amarante passaria a ostentar assim condição de entreposto comercial em região estratégica do Estado.

Amarante berço do grande Poeta ?Da Costa e Silva?, celeiro de reservas Culturais como: Clóvis Moura, Cunha e Silva, Odilon Nunes, Antonino Freire e Coronel Chico Lira.

A arte e a cultura revelam-se em manifestações de danças Folclóricas, como Bumba-meu-Boi, Cavalo Piancó, Pagode, Danças Portuguesas e Sarrupiá do Sertão.

No apogeu do desenvolvimento Comercial Amarante edificou um importante conjunto arquitetônico de herança portuguesa, no período colonial. Catalogado 72 imóveis da categoria civil e quatro da categoria oficial constituindo assim um dos maiores legado do Piauí que orgulham o povo amarantino.

O Quilombo Mimbó, Comunidade remanescentes de negros fugitivos, uma das preciosidades da cultura afro-brasileira com manifestações culturais e religiosas trazidas pelos escravos.

Assim é Amarante

PARABÉNS NESTES 137 ANOS DE CULTURA, MEMÓRIA E HISTÓRIA.

Texto: (*) Euzen-i Dantas

* Historiadora Professora da UESPI, Produtora Cultural e Membro da União Brasileira de Escritores ? UBE ? PI.

FOTOS - AMARANTE HOJE:

[Denison Duarte]



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES