Amarante contra a febre amarela

Amarante contra a febre amarela

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Sa?de de Amarante (PI), se posiciona como "de olhos abertos" diante os casos de febre amarela que se espalham pelo Brasil.

O Secret?rio Municipal de Sa?de Dr. Francisco C?mara, hoje, 15 de janeiro de 2008, adotou o procedimento de imunizar 08 funcion?rios da empresa Norconsult (empresa Pernambucana terceirizada do DNIT) que faz os trabalhos de reforma da BR-343 em fun??o dos riscos por viajarem constantemente para fora do Estado.

A procura pela vacina est? ocorrendo com freq??ncia na Secretaria de Sa?de, mas a Enfermeira do PSF, Antonia da Silva Sousa Carvalho, declara que a preocupa??o n?o deve haver quanto ?s possibilidades de Amarante fazer parte das ?reas de risco at? mesmo porque as autoridades em sa?de est?o atentas. No entanto, est?o sendo feitos trabalhos de identifica??o dos casos pois at? este exato momento n?o h? nenhuma suspeita de caso de febre amarela nem mesmo na regi?o sul do Piau? onde est? sendo feito um trabalho voltado mais para esse foco. Os casos j? surgidos s?o silvestres "de pessoas que entraram em ?rea rural de munic?pios considerados end?micos" existindo assim a necessidade desta preven??o. No entanto, a regi?o do M?dio Parna?ba est? fora desta ?rea "considerada de risco" e n?o ? o momento de alarme para a popula??o de Amarante.

No momento em que houver a possiblidade de uma dissemina??o para a nossa regi?o, ser? tomada uma posi??o de imediato. O importante ? estarmos atentos num momento t?o delicado como este sendo que esta doen?a ? considerada como de alta letalidade existindo portanto, um n?mero de ?bitos muito alto(Diz a enfermeira Ant?nia Carvalho).

Na sede da Regional de Sa?de, que fica em Amarante, o estoque de doses da vacina ? suficiente apenas para manter os procedimentos de rotina e at? o momento n?o h? como manter um suporte de vacinas para a comunidade num todo.

Algumas institui?es solicitam que seus funcion?rios sejam imunizados, tornando dif?cil o atendimento a esses casos at? porque poder? faltar vacinas nos procedimentos de rotina. Ent?o pelo fato de ainda n?o existir vacina em estoque o suficiente para toda a popula??o a Secretaria Municipal de Sa?de est? orientando ?s pessoas que nao h? a necessidade de tanta preocupa??o neste momento.

A vacina dever? ser aplicada em pessoas que ter?o que viajar para as ?reas de risco ou ent?o em pessoas que v?m de ?reas de risco independente de qual seja a institui??o.

Na zona urbana a possibilidade de contrair a doen?a ? considerada grande com a entrada de pessoas que tem a febre amarela porque ela ? transmitida atrav?s do mesmo mosquito da dengue que picando algu?m com a doen?a(febre amarela) oferece o risco de contaminar outras pessoas. J? na ?rea rural, a febre amarela ? transmitida atrav?s de um outro tipo de mosquito que se infecta atrav?s do macaco e passa para o ser humano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES