Amarante terá projeto florestal

Amarante terá projeto florestal

Apresentação do Projeto | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira, 30, na Câmara Municipal de Amarante, à noite, a empresa ?Suzano Papel e Celulose? apresentou um projeto florestal com plantio de eucalipto em solo amarantino. Um dos fatores preponderantes para a implantação é a grande quantidade de terras em excelentes condições para a adaptação do projeto. A empresa STCP ? Engenharia de Projetos Ltda, que fez a avaliação, criteriosamente analisou os impactos que esse plantio poderá trazer, quais as vantagens e desvantagens para o meio ambiente e, com base no relatório da análise foi feita a apresentação do projeto em reunião. Em resumo, foi detalhado um estudo do impacto ambiental para que a comunidade tome conhecimento e esteja pronta para participar de uma audiência pública que dará, certamente, mais subsídios para que empresa Semar ? Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí possa dar ou não a licença para a Suzano.

Aproximadamente 38 municípios piauienses estarão implantando em seus territórios o mesmo projeto florestal num raio de 120 km ao redor de Teresina. Neste raio Amarante está no limite extremo e, portanto posicionando-se em situação privilegiada, pois outro município acima deste raio não será envolvido.

Esse projeto no estado tem um objetivo: uma fábrica de papel e celulose que será instalada no Piauí, provavelmente em 2015, próximo à Teresina. Não se tem definido ainda onde exatamente ficará a fábrica, mas por questões de estratégia e logística, necessitará ser o mais próximo possível da capital.

Segundo Pieter Maurits Van Der Meer, Consultor da STCP, o projeto movimentará o comércio, gerando emprego e renda o que possibilita uma vantagem econômica considerável ao município, no entanto, tal inovação deverá ser encarada cautelosamente como uma oportunidade de melhoria de vida, cuja preocupação é normal por se tratar de algo inovador.

Amarante está pronta em relação ao meio ambiente e disponibilidade de terras. Apenas em relação à informação e preparo, o povo com certeza, amadurecerá a ideia da inovação, pois é necessário se informar antes de buscar qualquer novo desafio e com este preparo o povo de Amarante vai estar 100% em condições de receber qualquer plantio, afirma.

A STCP, para a aplicação do projeto, sugeriu à Suzano a compra de terras legalizadas e sem ocupações evitando qualquer tipo de conflito ou impedimentos judiciais. A Suzano papel e celulose adotará também o sistema de parcerias com os assentados que ocupam as áreas que serão possivelmente ocupadas no plantio de eucalipto sob forma de arrendamento.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Municipal ? Luiz Neto, os vereadores, secretários municipais, o Padre ? Raimundo Neto, o Emater e representantes de associações do município.

O Padre Raimundo Neto, em sua fala, solicitou transparência nas intenções da Suzano e que a empresa não traga o projeto se, por ventura, existir unicamente a intenção de tirar proveito do lugar e do povo desta cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES