Bancada piauiense ameaça obstruir sessão do pré-sal

Bancada piauiense ameaça obstruir sessão do pré-sal

Reunião da bancada | Manoel Francisco
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados federais que compõem a bancada do Piauí estão fazendo uma mobilização para obstruir a votação do projeto de partilha do pré-sal, caso o relatório não seja alterado para beneficiar todos os estados.

Segundo o deputado Osmar Júnior (PCdoB), o líder do PMDB no congresso Henrique Eduardo Alves, que é o relator da matéria, estaria beneficiando apenas de alguns poucos estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

"O deputado Júlio Cesar (DEM-PI) fez uma pesquisa do que é a realidade hoje do petróleo no Brasil e como beneficiaria todos os estados no futuro, mas o relator infelizmente não está atendendo o interesse do país. Caso ele não mude sua posição vamos obstruir a pauta no Congresso", destacou o parlamentar.

Para essa obstrução, os deputados piauienses já contam com o apoio de colegas do Pará, Acre, Maranhão e Ceará. "Vamos conversar com todos os parlamentares que acreditam que o pré-sal é uma riqueza do país e deva ser dividido com todos", declarou.

Osmar Júnior citou o exemplo da cidade de Campos-RJ, que já é beneficiada pela produção de petróleo. De acordo com ele, a cidade possui cerca de 450 mil habitantes e em 2008, recebeu R$ 1,180 bilhões, mais do que o Fundo de Participação do Município (FPM) dos 224 municípios do Piauí.

"Se esse projeto passar, Campos receberá cerca de R$ 4 bilhões. Como é que um município sozinho de 450 mil habitantes vai receber uma parcela tão vultuosa? Como ficam os outros municípios?", questiona o deputado.

A votação da partilha do pré-sal acontece dentro de duas semanas. Além deste projeto, já foi aprovado a regulação pela Petro-Sal.

FONTE: Equipe de impressa do deputado federal Júlio César (DEM-PI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES